Os Valentes de Davi

Por Silva Pacheco

Filosofia / Religião, Ficção e Romance, Jovens e Adolescentes, Referência Bíblica

Esta página foi vista 14021 vezes desde 21/03/2012

Por volta do século X a.C. um rei teria governado Israel. Seu nome, Davi, iria se perpetuar pela história não apenas como guerreiro, mas músico, profeta e arquétipo de rei messiânico.

Todavia, as páginas das Escrituras também revelam uma lista de formidáveis guerreiros que assombravam os inimigos do Povo de Javé no campo de batalha. Uma Tropa de Elite formada por combatentes valorosos, cujos feitos ecoaram na memória hebraica e foram registrados no Primeiro Testamento. Um grupamento capaz de enfrentar leões, gigantes e divisões inteiras em inferioridade numérica ou até mesmo sozinhos.

Coragem, lealdade e senso de dever são valores inestimáveis a qualquer soldado, sobretudo para aqueles que fazem parte de um grupamento de elite destinado a ir onde o guerreiro comum não pode ir e realizar missões que tropas ordinárias seriam incapazes de realizar. A Tropa de Elite do maior dos reis hebreus é assim apresentada nesta obra através do relato acerca da operação de retomada da cidade de Belém (tomada por Filisteus) por parte do Exército de Israel: uma aventura de fundo bíblico onde os a bravura, o heroísmo e a dedicação são mais poderosos que a espada, a lança e o escudo.

Edição 1 (2012)

Silva Pacheco

Thiago da Silva Pacheco, Historiador e pesquisador nas áreas de Inteligência Governamental, Espionagem, Polícia e sistemas de repressão e segurança.

Entre seus trabalhos acadêmicos, estão "As Espiãs de Vargas" e "A contra Espionagem Brasileira na Segunda Guerra Mundial". Atualmente, empreende pesquisa sobre Polícia e Inteligência no Estado Novo e na República de 1946.

Profundamente interessado, também, no Primeiro Testamento e nos mitos e tradições judaicas, sobretudo quando estas se referem aos anjos ou à monarquia de Israel. Pesquisa, paralelamente, os relatos de espionagem nos textos bíblicos e a formação do Estado Contemporâneo de Israel.

Produz contos e romances onde revisita mitos e lendas variados, principalmente ligados à História do Brasil e às Escrituras Judaicas.

É também redator do portal Rede RPG, escrevendo sobre teoria dos roleplay games e artigos relacionados a este hobby.