Para refletir sobre a educação nacional
Temas pedagógicos contemporâneos
Código do livro: 407945
Categorias
Defesa Da Criança, Educação de Filhos, Direito
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Sinopse

Apesar dos significativos avanços da educação após o advento da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), infelizmente traços de um paradigma tradicional, ultrapassado e concebido com base em indicadores, rankings e eficiência (quantificáveis segundo critérios classificatórios de organizações públicas e privadas) ainda estão presentes na realidade brasileira.

Neste livro os autores apresentam trabalhos contrapostos a esse modelo para tratar de questões que representam o necessário progresso na constituição de escolas democráticas, caracterizadas pela liberdade no aprender e no ensinar.

Apresenta-se nesta obra um debate franco e transparente sobre os principais desafios da educação brasileira: inclusão, formação docente, ausência de políticas públicas para efetivar o discurso normativo; enfrentamento do conservadorismo e a necessidade de proteger o caráter laico, livre e científico do ambiente escolar, estão entre as temáticas abordadas.

Este livro convida o leitor a refletir sobre o direito universal à educação com qualidade social, pois o fortalecimento da educação como instrumento transformador que pode efetivar preceitos legislativos e mudar para melhor a realidade do Brasil e dos brasileiros é uma necessidade imediata.

Características
ISBN 9786500345421
Número de páginas 115
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Polen

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Fale com o autor
Leilane Virgínia Vieto Penariol; François Silva Ramos; Euseli dos Santos

Pós-doutorado em Psicologia pela Universidad Kennedy (2019). Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras (2016) revalidado pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN (2020). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2012). Recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas da Emill Brunner World University (EBWU -2020) e Doutor Honoris Causa em Direitos Sociais e Humanitários pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos (2020). Especialista em Educação Ambiental (FAZU-2000), Direito Educacional (CEUCLAR-2007), Direito do Trabalho (UNIP-2011), Direito Administrativo (FACEL - 2017), Direito Empresarial (FACEL - 2017), Direito Penal e Processual Penal (Faculdade Futura - 2018), Filosofia e Sociologia (Faculdade Futura - 2018), Etnologia Indígena (Faculdade Dom Alberto, 2020) e Educação em Direitos Humanos, diversidade e questões étnico-sociais ou raciais (Faculdade Dom Alberto, 2021). MBA em Controladoria e Finanças (Faculdade Futura - 2019). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (1999) e Direito (2006), ambas pela Universidade de Uberaba, Formação Pedagógica em Pedagogia (Faculdade Ideal - 2017) e Licenciatura em História (Faculdade Unyleya – 2021). Professor na Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC/UNIPAC-Uberaba), onde leciona para os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Logística e Gestão Comercial. Professor Emérito do Programa de Mestrado e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação da Emill Brunner University (EBWU-USA) e do Programa de Mestrado em Psicologia do Instituto Universitário Euro-América. Acadêmico Imortal titular da cadeira 90 da Confederação de Ciências Letras e Artes do Brasil CONCLAB.

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