Posso falar?

Estratégias de comunicação de mulheres e homens

Por Michelle Thomé

Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 2597 vezes desde 05/01/2011

O rádio é um fenômeno social que reproduz as dimensões de gênero da prática comunicativa cotidiana entre homens e mulheres. As relações de gênero compreendem relações sociais baseadas numa complexa e contínua construção e desconstrução das relações de poder entre homens e mulheres. Buscamos mostrar a história da participação feminina nos espaços de elaboração e transmissão da cultura, o papel dos meios de comunicação na sociedade e as características das vozes femininas e masculinas nos meios de comunicação. Também focamos a história e os avanços dos estudos de gênero e a construção de sentidos e as relações de poder na língua pensada como discurso. Este processo analítico teórico ajudou a mostrar como a mulher se insere no contexto institucional contemporâneo e como se expressa. As semelhanças e as diferenças da prática discursiva dos gêneros contribuem para o entendimento das relações sociais e do posicionamento das mulheres e dos homens na sociedade. Há um jogo de poder - por vezes harmonioso, outras vezes dissonante - nas estratégias de comunicação de homens e mulheres em suas falas públicas no rádio. Neste jogo, todos querem vez e voz. Os recursos usados para atingir este objetivo são semelhantes de uma forma geral, porém com algumas características próprias de cada gênero, uma vez que entendemos que o gênero é discursivamente construído. O comportamento comunicacional feminino e masculino verificado nesta pesquisa também está lá fora, em situações do cotidiano em que homens e mulheres sentem-se confiantes e estimulados a se expressar.

Edição 1 (2009)

Michelle Thomé

Michelle Thomé é jornalista formada pela UFPR com mais de 25 anos de experiência em veículos de comunicação, como a Rádio CBN Curitiba e a TV Band Curitiba, e em assessorias de imprensa de empresas. Ministra palestras e cursos in company sobre temas das áreas de Comunicação e Gestão de Pessoas, é professora universitária e coordenadora do MBA de Comunicação Corporativa, Marketing e Publicidade da Universidade Positivo. Tem MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Positivo e é mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná.