Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO
PRAGA DOS(A) MAL-AMADOS(A)
Categorias
Ocidental, Estética, Filosofia, Poesia, Literatura Nacional
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 27911 vezes desde 18/09/2012
Versão
impressa
de R$ 46,57 por
R$ 40,51
Acabamento
Valor total:
R$ 40,51
Valor total:
R$ 40,51
Este livro pode estar à venda na:
Sinopse

De uma forma poética e filosófica, o livro trata da temática do amor entre os diferentes sexos e/ou gêneros, centrando-se nos paradoxos entre o “amor apaixonado”, romântico” e as concepções de amor ditas pós-modernas, a saber:

1- Amor apaixonado - É marcado por uma urgência que coloca o indivíduo à parte das rotinas da vida cotidiana, com a qual, na verdade, ele tende a se conflitar. Ele arranca o indivíduo das atividades mundanas e gera uma propensão às opções radicais e aos sacrifícios. Tem como característica, portanto, não ser reconhecido como uma base necessária ou suficiente para o casamento;

2- Amor romântico - Considera-se que o amor romântico vem de uma espécie de atração instantânea – dito “amor à primeira vista” –, sem, no entanto, estar carregada da atração sexual, isto é, das compulsões eróticas que caracterizam o amor apaixonado. Segundo Anthony Giddens*, por exemplo, “o primeiro olhar” seria uma atitude comunicativa, ou uma a apreensão intuitiva das qualidades do outro. Caracteriza-se por um processo de atração por alguém que pode tornar a vida de outro alguém, digamos assim, “mais completa”;

3- Amor dito pós-moderno - Refere-se a uma situação em que se entra numa relação apenas pela própria relação; e que só continua enquanto ambas as partes considerarem que extraem dela satisfação suficiente para nela permanecerem. É o exercício de uma sexualidade sem casamento, diferente daquela do amor romântico, e centrada no “ficar”, “sair com”, “pegar” e/ou “viver apenas um lance”.

Características
ISBN 978-1479247943
Número de páginas 119
Edição 1 (2012)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Fale com o autor
CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

[email protected]

Comentários
0 comentários