Professoras Rurais

Por Vinicius J. Jardim

Ciências Humanas E Sociais, Didáticos, Literatura Nacional

Esta página foi vista 4030 vezes desde 19/03/2013

Produto da atividade “Incentivo à Leitura”, de 160 h/a, coordenada por Vinicius J. Jardim em Mirante do Paranapanema-SP no período de Junho de 2012 a Março de 2013, do Projeto “Revelando Mirante”, parceria entre a SECULT de Mirante do Paranapanema, Energia Social para Sustentabilidade Local e Clube do Meio Artístico de Presidente Prudente (SP).

O livro traça todo o percurso da atividade, que objetivou motivar professores da Rede municipal (como multiplicadores de conhecimento) a vencer limites, ampliar seu repertório docente e exteriorizar suas histórias de vida, instigar contações e escrita, através de inúmeras atividades interdisciplinares como cinema, teatro, escultura, percussão e reflexões sobre a Educação.

A conceituação social do local da atividades e as questões técnicas de Letramento foram embasadas na dissertação de mestrado em Letras de Juliana Carli Moreira de Andrade, pela Universidade Estadual de Maringá (2006).

Edição 1 (2013)

Vinicius J. Jardim

Nasci em 8 de janeiro de 1950 em Natal, RN, o segundo de 9 filhos de Cidônio Lemos Jardim, paulista, ótimo médico dedicado aos menos favorecidos, e Mydia Reis Jardim, potiguar, bancária. Devido à natureza do trabalho de meu pai à época, como fiscal da Saúde,passei a maior parte da infância em diversas cidades do estado de SP, convivendo com as histórias insólitas dos casos que permeavam a atividade dos médicos das pequenas cidades àquela época. Também alimentadas pela profusão de leituras de histórias em quadrinhos de qualidade, sempre trazidas por ele quando na volta para casa do trabalho. Isto até a fixação de residência em Presidente Prudente, quando então a formação de uma biblioteca variada e preciosa tomou corpo e veio somar e cristalizar minha predileção pelas letras. Cursei Artes Plásticas, me formando em Comunicação Visual na FAAP, SP, em 1974, primeira turma nesta área. Editei meu primeiro livro já pai, em 1985 ("O Fim-do-Mar-Sem-Fim" ed. CENAFOR), uma fábula sobre a vida e a morte, dedicado ao meu filho, Pedro, na época com 5 anos. Hoje vejo crescerem e se multiplicarem 3 filhos, Pedro, Ivy e Nathália, e finalizo um conto de maior fôlego, "O Caso da Onça de Oito Patas", uma alegoria do Poder, que deve se desdobrar - após necessários retoques - em um compêndio de diversos contos, todos de minha autoria, num ambicionado livro de um só título, isto num futuro mais adiante, caso possível. Escrevo para mim mesmo, e por acordo com alguns demônios internos, portanto, devido ao caráter da editora AGBook, que permite o enxerto de alterações às obras em apreciação, me senti à vontade em optar por esta forma mais livre de edição. Espero que se divirtam, apreciem meus escritos e perdoem as falhas deste incipiente, porém renitente escrevinhador.