Religar às Origens

Por Rubens Shirassu Júnior

Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 3527 vezes desde 28/06/2011

Com uma inegável exegese do mundo e do homem, as impressões de Rubens Shirassu Júnior

escrutinam o passado e o presente da civilização com grande competência, na linha do que já antecipava

Adam Schaff: “Nos nossos dias, já ninguém duvida de que a história do mundo deve ser reescrita de

tempos a tempos. Esta necessidade não decorre, contudo, da descoberta de numerosos fatos até então

desconhecidos, mas do nascimento de opiniões novas, do fato de que o companheiro do tempo que

corre para a foz chega a pontos de vista de onde pode deitar um olhar novo sobre o passado...”

Ronaldo Cagiano

Escritor, poeta e crítico literário de São Paulo

A necessidade de compreender o ser humano e suas circunstâncias leva Shirassu a escrever e

a refletir sobre temas que, embora aparentemente díspares, são intrinsecamente relacionados, quando

vistos com profundidade.

Este livro reúne artigos, comentários, resenhas e ensaios publicados em jornais e divulgados em

sites eletrônicos nas três últimas décadas (1981-2010), sobre temas como filosofia, cultura, sociologia,

educação, literatura, teatro, cinema, só para citar alguns exemplos. Através da leitura desses textos,

em sua maioria curtos, pode-se depreender a visão de mundo do autor, comprometida, antes de mais

nada, com tudo que é humano, no sentido essencial do termo.

Rosângela Vieira Rocha

Escritora, jornalista e professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília ( U.N.B. )

Edição 1 (2011)

Rubens Shirassu Júnior

Nasceu em Presidente Prudente, São Paulo. Em 1979, cursa Ilustração Artística e Publicitária, em São Paulo. Em 1982, com o conto O Descobrimento de Augusto, clas-sifica-se entre os 14 melhores do Estado de São Paulo (uma promoção do Senac e Editora Escrita), incluído na antologia Conto Paulista. Seus textos Não se Olha, Mariposa e Lilith são escolhidos para a coletânea Coisas da Gente d´Aqui, uma parceria entre vários órgãos de cultura. Seis livros acabados: Cobra de Vidro (poemas,2012, único autor escolhido, entre 25 autores, da região Oeste do estado, agraciado pelo ProAc 2011, uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado.); Coolvap: A Expansão de Uma Empresa (biografia, 1993); Oriente-se - Manual de Procedimentos no Japão (1999); Religar às Origens (artigos e ensaios, 2011); Mais Molho e Menos Peixe (crônicas, 2004) e Muito Macho na Cozinha e Outras Crônicas (2010)e Novas de Macho na Cozinha e Outros Ingredientes II (Clube de Autores, 2012).

Trabalhos publicados na imprensa do Brasil, que inclui São Paulo, Rio de Janeiro (jornal e site Blocos, de Leila Míccolis, escritora, roteirista das novelas Barriga de Aluguél e Kananga do Japão), Paraná, Minas Gerais, (revista Trem Azul) Rio Grande do Sul (revista Garatuja) e do Norte, Goiânia entre outros. Em 99, seu texto Grafitti Nº 2 é escolhido na revista Plenataria, da Edizzione Universum, de Triento, na Itália.

Em 2014, o ator, diretor de teatro e apresentador de televisao Antônio Abujamra lê o poema "O Reino do Interno", do livro Cobra de Vidro, duas vezes no programa Provocações, da TV Cultura, canal 2, de São Paulo.

Quatro haicais de sua autoria foram selecionados e publicados na revista digital "Arvoressências", de Paris, na França, em 2018.