SÃO VICENTE PALLOTTI, OS PADRES PALOTINOS E OUTRAS HISTÓRIAS: 70 ANOS DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA DE MANDAGUARI

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA: SÃO VICENTE PALLOTTI E OS PADRES PALOTINOS – 70 ANOS DE EXEMPLO DE FÉ

Por Afonso de Sousa Cavalcanti

Desenvolvimento Humano, Referência

Esta página foi vista 5713 vezes desde 22/10/2013

O objeto principal desta pesquisa é a missão dos padres palotinos, envoltos na história de seu fundador São Vicente Pallotti. Estudar o processo civilizatório dos paroquianos que se deixaram evangelizar pelos palotinos. As paróquias não existiriam sem uma série de causas espirituais e materiais.

I. Citam-se como causas espirituais:

a)a retomada da Igreja contra os ideais iluministas que queriam a tudo materializar e até mesmo dominar o mundo com o espírito naturalista;

b) da renovação católica, pode-se encontrar o fio condutor, São Vicente Pallotti, que surgiu na Itália;

c) a SAC, já constituída, desagregou-se, dividindo-se, a partir de 1909, em quatro Províncias;

d) a sede da Província Americana foi para Porto Alegre;

f) anos depois, em 1940, nascia em Londrina o primeiro seminário para formação sacerdotal.

II. Causas materiais:

a) a ocupação do Norte Velho do Paraná, que foi da divisa do Estado de São Paulo até o Rio Tibagi, datou-se do fim do século XIX e início do século XX;

b) o Norte Novo, que ia do Rio Tibagi e se estendia até o Rio Ivaí, teve início em 1930 e seguiu vagarosamente até 1945;

c) o Norte Novíssimo, do Rio Ivaí até o Rio Piquiri, somou-se com o Oeste Paranaense, que se estendia até o Rio Iguaçu, datou-se de 1940 e se estendeu até 1960.

Como queriam o colonizador e a Igreja. Do mesmo modo, as torres das igrejas trazem as marcas das congregações religiosas. Creio que isto merece estudo.

ISBN 978-85-906846-0-2
Edição 1 (2013)

Afonso de Sousa Cavalcanti

Dados do autor Afonso de Sousa Cavalcanti, natural de Jandaia do Sul (28/3/1950).

Formação Acadêmica/Titulação: Doutorado em Educação, Administração e Comunicação; Mestrado em Filosofia; Especialização em Pedagogia para o Ensino Religioso, Geografia Física, Educação Especial, Metodologia do Ensino da História; Graduação em Estudos Sociais, Filosofia, Pedagogia e História; ex-seminarista do Seminário Redentorista, Professor da Educação Básica e do Ensino Superior. Acadêmico da Academia de Letras, Artes e Ciências Centro Norte do Paraná.

Autor das seguintes obras:

1. A política no confronto entre os pensamentos de Thomas Hobbes e John Locke: por uma ética política. 2. Filosofia: uma nova possibilidade ao ser. 3. A vivência com ÉTICA facilita o BEM e evita o MAL. 4. PROCURA E DISCERNIMENTO (específico: religião e filosofia).

5. PROCURA E DISCERNIMENTO (específico: Contos com profundo senso moral). 6. PROCURA E DISCERNIMENTO (específico: A ética na profissão e no trabalho público). 7. PROCURA E DISCERNIMENTO – A ARTE DE FILOSOFAR CONDUZ A PESSOA À SENSIBILIDADE E AO ENTENDIMENTO. 8.HISTÓRIAS QUE ENVOLVEM A PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA DE MANDAGUARI. Mandaguari: Gráfica Visão, 2007.

9. Enredos e desenredos. Terezópolis: Guemanisse, 2009. 10. A PROPRIEDADE DA TERRA E A MORADIA POSSIBILITAM A LIBERDADE PARA OS “SEM-TERRA”. São Paulo: editora online www. Clubede autores.com.br, edição 2007, publicação 2009.

11. PROCURA E DISCERNIMENTO – ESTATUTO DA TERRA, ESTATUTO DO TRABALHADOR RURAL E LEGISLAÇÕES COMPLEMENTARES. 12. Prosapoemas, v. II. Terezópolis: Guemanisse, 2010. 13. VISITANDO A PEDRINHA E AGINDO COMO REDENTORISTA. Mandaguari; Gráfica Mandaguari, Ltda, 2013.

Comunidade Clube de Autores: clubedeautores.ning.com/profile/com

Publicações relacionadas