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ACEITO
SER TUDO O QUE SE PODE SER
AXIOMAS DE ARISTÓTELES
Categorias
Ética E Filosofia Moral, Epistemologia, Filosofia, Educação
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Sinopse

Ser (tudo) o que se pode ser” traduz-se no desenvolvimento da humanização e/ou da autonomia intelectual, estando estas fundamentadas, entre outras coisas, na capacidade do indivíduo de ser, coletiva e individual:

1- Politicamente participativo;

2- Socialmente equitativo;

3- Moral e eticamente reflexivo;

4- Esteticamente criativo;

5- Culturalmente tolerante e respeitoso das diferenças;

6- Socioambientalmente responsável;

7- Econômica e socialmente autossustentável;

8- Intelectualmente autônomo, emancipado e/ou capaz de aprender a aprender.

9- Cultural e politicamente cosmopolita, ou seja, capaz de fazer-se cidadão do mundo, desenvolvendo em si uma cidadania planetária.

“Ser (tudo) o que se pode ser”, nesse sentido, é poder exercer a capacidade reflexiva e racional que todo “ser homem” naturalmente traz em si, estando esta direcionada ao desenvolvimento da sua potencialidade criativa e avaliativa não somente para a quebra, mas também, como diria Nietzsche, para a criação de novos valores.

Se para Nietzsche o homem precisa ser superado, essa superação não pode se dar quando as formas de saber – instituídas pelo próprio homem, sejam elas quais forem – se tornam dogmáticas, ortodoxas, paradigmáticas e se cristalizam como sendo as únicas ditas “fontes de verdades”.

“Ser (tudo) o que se pode ser”, dentro desse contexto, é ter em si um espírito leve, capaz de transcender e transitar por todas as formas ditas de saber, buscando estabelecer diálogos entre elas. É “ser” sabendo que o ser homem “completo e acabado, finalizado”, quando existe, não se encontra humanizado, mas pré-determinado, Mediocrizado. Ou seja, ser (tudo) o que se pode ser é:

1- Poder estar, enquanto ser social e animal político (Aristóteles), sendo racional e/ou reflexivo; isto é:

2- Poder estar participando ativamente, de forma individual ou coletiva, dos rumos da pólis.

Características
ISBN 978-1480046214
Número de páginas 126
Edição 1 (2018)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Fale com o autor
CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

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