SINTAXE MASTIGADINHA

Por FAUSTO BRAGA

Didáticos, Educação

Esta página foi vista 1538 vezes desde 05/11/2017

Adriano da Gama Kury diz que dois pontos encerram período, Celso Cunha diz que à vezes, Antonio Carlos diz que não encerram; enfim, estas discussões pertencem ao intrincado mundo dos gramáticos, ao qual não pertencemos e quiçá pertenceremos, por enquanto estamos apenas tentando aprender esta primeira etapa, subindo degrau a degrau esta escadaria interminável do qual o próprio mestre sempre nos lembra, quando dizemos que ele sabe tudo, filosofando: ─ Só o que sei é que nada sei.

Vós que quereis aprender regência, quereis impressionar a turba inculta e os magistrados iletrados. Vós que tendes obras a apresentar e aulas a ministrar. Estudais todos os dias. Fazei com alegria e norteados pelas lições inesquecíveis de análise sintática do professor Antonio Carlos, que não fosse dos Santos por batismo, seria dos Alunos, aprovados ou não, sempre admiradores do grande homem de letras e educador.

Nossos agradecimentos à Administração e aos funcionários da Universidade Estácio de Sá pela excelência do professorado e das instalações, é sempre um prazer estudar em ambiente agradável e bem cuidado. Recomendamos que estas anotações sejam revisadas pelo mestre e editadas o rápido possível, com exercícios, senão para que consigamos passar na matéria, que para as futuras gerações.

E nem neste país do ENEM, com altas taxas de analfabetismo e evasão escolar, com as faculdades de fundo de quintal despejando no mercado profissionais mal preparados; como se tem visto a miúde, a sorte de um livro didático com o título Análise Sintática ficar empoeirado nas prateleiras seria enorme; em sendo assim, apresentamos-lhes o sugestivo título E nem sintaxe mastigadinha para os que fugiram, desistiram, se evadiram ou passaram apertado e atrasado por debaixo dos portões do E nem que a vaca tussa dessa vez eu passo!

• O sujeito é de quem se diz alguma coisa.

• Predicado, tudo aquilo que se diz do sujeito.

• Se o sujeito for inexistente, tudo que sobrar será o predicado.

• Através do verbo se chega ao sujeito.

• O verbo é a figura mais importante da oração.

• A sintaxe estuda a relação entre as palavras.

Fausto Braga

Edição 2 (2017)

FAUSTO BRAGA

Patrocínio Pomadas Vitzel ™ Wilson Churchill é carioca, começou a escrever profissionalmente na Rádio Roquette-Pinto e TVE ainda na época da censura. Foi revisor do Diário Oficial e Substituto do Secretário das Sessões, reestruturando a escrita oficial do município até que uma corrente política com viés ideológico Xiita o abandonou ao desemprego desde que publicou o Best Seller O sapo barbudo, em julho de 1998, tendo sido sumariamente demitido após anos de minuciosos e esmerados serviços prestados à máquina pública do TCMRJ e da PGMRJ. Atualmente está juntando dinheiro para presentear o Heleno e o Moro com uma edição colorida da Constituição Mitológica da Piada de Português, Canela de Palmito. Prêmio Camões 2019. Considerado pela The Paris Review como a bíblia da piada de português, é indicada para presentear políticos presos, amigos, inimigos e familiares, disponível em E-book colorido. Contatos com o autor pelo Clube de Autores. Faz-se Copidesque do Diário da União, revisão, layout gráfico, diagramação, latim jurídico e Nova Ortografia.