Sociedade Esportiva Elite Itaquerense

100 anos de História e Glórias

Por Marco A. Stanojev Pereira

Saúde, Futebol, Esportes De Campo, Família E Relacionamentos, Esportes E Lazer, Entretenimento

Esta página foi vista 1280 vezes desde 04/11/2022

Itaquera é um personagem interessante de estudo, e seus diversos aspectos podem ser abordados em diversas áreas do conhecimento acadêmico.

Em seu manto histórico, possui bordado efemérides e fatos que desconcertariam as opiniões mais estereotipadas, mas para isso é necessário estudá-la com atenção. No entanto, quem faz isso nos tempos modernos?

Em uma destas efemérides, falemos sobre o 1° de dezembro de 1922, quando nascia no bucólico bairro de Itaquera, servido pelo trem do subúrbio da Estrada de Ferro do Norte, uma nova agremiação esportiva.

Idealizada, escalada e uniformizada pelo imigrante e comerciante sírio-libanês, sr. José Salomão, reuniu uma equipe de amigos apreciadores do esporte bretão, que por aqui ganhava cada vez mais adeptos, e das meias brancas bordadas de vermelho com a palavra “Elite”, oficialmente funda a nova agremiação esportiva, já ostentando as suas cores tradicionais que nunca abandonou, o “vermelho e branco”. Nascia assim o Elite Itaquerense Futebol Clube – há cem anos…

É importante dizer que não foi a primeira agremiação futebolística de Itaquera, contudo é a mais antiga ainda existente, isso graças ao devotamente desinteressado de seus sócios dirigentes, que trabalham para seu triunfo gratuitamente na direção do clube e nos tradicionais eventos que promovia, e ainda promove.

A presente obra, intitulada “Sociedade Esportiva Elite Itaquerense – 100 anos de História e Glórias”, construída por meio de depoimentos, pesquisa bibliográfica e reminiscências pessoais e familiares, é um tributo à sua existência, que logo do início começou sua epopéia significativa na vida social do bairro e região, e claro, nos esportes de Itaquera e do mundo, e se pudermos estabelecer sua idiossincrasia mais marcante, presente ainda nos dias de hoje, é que a comunidade que constitui a Sociedade Esportiva Elite Itaquerense a veem como uma grande família, uma vez que sempre estão presentes em suas festividades ou eventos sociais.

Escrever a obra, que diga-se de passagem é a primeira edição, foi um grande prazer, e um extraordinário aprendizado, que espero que todos que a lerem, itaquerenses ou não, também a apreciem.

Edição 1 (2022)
Tipo de papel Couche 90g

Marco Antonio Stanojev Pereira

Marco Antonio Stanojev Pereira - Licenciado em Química, Mestre, Doutor e Pós Doutor em Tecnologia Nuclear pelo IPEN-USP. Professor Universitário, Pesquisador do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares IPEN-SP com diversos artigos cientificos publicados em revistas nacionais e internacionais. Autor de obras nas áreas de Química, Física, Literatura Infantil, Contos, Crônicas, Ensaio, Teatro, Ciência da Religião, Teologia, Antropologia. Política, Ficção, Historiografia, articulista de jornal de Notícias.