Telenovelas, discurso sobre o real e a hiper-realidade baudrillardiana

Uma relação em análise

Por Roberto Bern

Ciências Humanas E Sociais, Educação

Esta página foi vista 4044 vezes desde 30/09/2013

Esta obra é uma análise do discurso das telenovelas brasileiras e a sua relação com a teoria de hiper-realidade de Jean Baudrillard. Tendo a televisão brasileira se constituído através de uma forma virtual de discurso e sendo ela tão indiscernível à cultura brasileira, capaz até de interferir na vida das pessoas e no curso da sociedade. Através de uma fundamentação histórica e teórica focada na observância de princípios teóricos específicos, o estudo se aprofunda numa prática interdisciplinar considerando a profunda alteração da esfera pública e a hipótese do Agenda Setting que os meios de comunicação de massa motivaram. O objeto estudado é um composto histórico, formado por dez telenovelas brasileiras exibidas de 1968 até 2010; o corpus do estudo são os temas abordados nestas telenovelas, que apresentam elementos de realidade e traduzem a dinâmica da sociedade. O corpus é confrontado com conteúdos jornalísticos publicados pela Revista Veja ao longo desses 40 anos, buscando subsidiar a hipótese do agendamento provocado pelas telenovelas. Dessa maneira, busca-se traçar relações não só da teoria da hiper-realidade com o discurso das telenovelas, mas – principalmente – numa mais abrangente e complexa rede discursiva. A trama em que sociedade e telenovela estão cuidadosamente costuradas pelas mediações e negociações de sentido.

Edição 1 (2013)
Tipo de papel Polen

Roberto Bern

Roberto Bern é jornalista, ator, escritor e autor de espetáculos teatrais. Estão entre as suas principais obras o livro "Dinastia", "Telenovela, discurso sobre o real e a hiper-realidade baudrillardiana: uma relação em análise", e espetáculos teatrais como "Bodas de Diamante", "Salada Real" e a adaptação "Nosso Querido Mundo em Patchwork". Roberto mergulha no mundo da ficção literária com "Depois da Terceira", uma obra surpreendente repleta de mistérios em um cenário pós-apocalíptico.