O presente livro tem como objetivo analisar de que forma a teoria do reconhecimento de direitos contribui para a compreensão e problematização acerca do rol de direitos que compõe a noção de cidadania dos alunos de ensino médio. Propõe fazer uma análise sobre a contribuição da perspectiva teórica do reconhecimento de direitos para a compreensão dos direitos de cidadania, partindo do ensino de sociologia e de experiências em grupo. O aporte teórico que dá consistência às discussões apoia-se em pensamentos, diálogos e aspectos conceituais sobre a teoria do reconhecimento de direitos em Honneth (2009), tipos de cidadania em Marshal (1967), sobre o desenvolvimento da cidadania no Brasil, de Carvalho (2019), imaginação sociológica, Mills (1969), dentre outros, que foram utilizados como fundamento para corroborar nas perspectivas decorrentes do trabalho de pesquisa desenvolvido em campo. Os resultados mostram que a teoria do reconhecimento de direitos possibilita direcionar a condução de conteúdos da sociologia a valorizar as experiências cotidianas e construídas em grupos pelos pelos alunos estudantes.
Número de páginas | 110 |
Edição | 1 (2025) |
Formato | A4 (210x297) |
Acabamento | Espiral c/ acetato |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 75g |
Idioma | Português |
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