TRAJETÓRIA – FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO

Coletânea de Artigos

Por Fabiano Oliveira e Aliger Pereira

Metodologia, Epistemologia, Antropologia, Filosofia, Ciências Humanas E Sociais, Ciência

Esta página foi vista 446 vezes desde 25/01/2023

BASIC PHI000000 HI004000 SOC000000 SOC002000 EDU000000 A trajetória de um acadêmico no Brasil é muito medida pela quantidade de publicações que faz em sua área de atuação. Na área de ciências humanas essa exigência é ainda maior, pois para a filosofia e as ciência sociais teóricas o que representa a prática do profissional é justamente a sua escrita e publicação das descobertas. Em áreas mais técnicas, como as engenharias, a publicação é menos importante que o produto técnico criado e patenteado.

Por isso, após dez anos de docência superior e na pesquisa em diversas áreas de atuação – na medida do possível, pois o professor universitário brasileiro, especialmente o da inciativa privada, precisa ser muito criativo e corajoso para arranjar tempo de pesquisar, escrever e publicar – decidimos fazer uma coletânea de artigos que já foram publicados e/ou apresentados em eventos acadêmicos locais, nacionais e internacionais.

Além disso teremos um último artigo inédito com a coautoria de Laiz Borborema, colega, professora e também pesquisadora.

A nossa formação interdisciplinar construiu uma variedade de áreas de interesse e pesquisa, sempre seguindo as oportunidades de pesquisa e publicação. Pretende-se aqui fazer uma seleção em áreas com alguma afinidade: filosofia, sociologia, antropologia e comunicação, e educação. Esta última mais especificamente voltado para a pesquisa em Ensino à Distância, uma área que está crescendo e ainda é carente de pesquisas e publicações no país.

Esperamos que essas leituras tragam aos leitores a vontade conhecer um pouco mais essas áreas, pois seria muita pretensão querer esgotar os assuntos em pequenas publicações acadêmicas, que na verdade são muito mais comunicações para o conhecimento da comunidade científica, como também uma obrigação do acadêmico, que deve sempre prestar contas de tudo que pensa e reflete sobre a sociedade e seus diversos elementos constitutivos: o turismo, a internet, as tradições históricas, a educação, a tecnologia, as desigualdades sociais, a liberdade, as emoções e a cidadania.

Edição 1 (2012)
Acabamento Brochura s/ orelha

Fabiano Oliveira e Aliger Pereira

Escrevo desde os 20 anos, tenho publicações em literatura, em ciências humanas e biografias. Atualmente me dedico a temas de ficção e fantasia, mas já escrevi histórias policiais, políticas e sobrenaturais.