TRATADO DE ACHOLOGIA E CIÊNCIAS AFINS

Por DIERSON RIBEIRO

Ciências Humanas E Sociais, Ficção, Literatura Nacional, Legal, Psicológico, Serviços Humanos

Esta página foi vista 1290 vezes desde 07/08/2020

A crônica, como atividade própria de quem vive antenado no sem tempo, é uma obra que registra um flagrante da nossa sociedade. E como os fatos ocorridos geralmente expõem pessoas, entidades e às vezes o sistema como um todo, essas obras fazem rir e fazem chorar; depende de que lado está o leitor.

Assim sendo, e sabendo que meus olhos e meus ouvidos tudo veem e tudo ouvem, e ainda, que possuo uma caneta perigosa, nunca me imaginei publicando um livro de crônicas para não dar entrevista aos melindrosos que ferem a sociedade e ainda querem determinar um toque de silêncio à população posando de vítimas.

Agora, no entanto, resolvi publicar esta coletânea de crônicas sob o título de “TRATADO DE ACHOLOGIA E CIÊNCIAS AFINS”. Quase todas estas produções foram feitas com a finalidade de serem lidas e estudadas durante as aulas de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira que ministrei por muitos anos.

Espero que esta publicação possa auxiliar alunos e professores quando do estudo do gênero crônica, bem como, levá-los a uma reflexão crítica acerca de cada um dos assuntos aqui tratados.

Ninguém se engane: por trás dos sorrisos que uma crônica faz aflorar, pode correr um furioso rio de lágrimas.

ISBN 978-65-862-1062-0
Edição 1 (2020)
Tipo de papel Polen

DIERSON RIBEIRO

DIERSON TOMAZ RIBEIRO nasceu em Serra Talhada-PE em 24,02.1962, filho de José Ribeiro Soares e de Alzira Tomaz Ribeiro. É formado em Letras, especializado no ensino de Língua Portuguesa, atua como professor há mais de trinta anos. Atua ainda como revisor e jornalista

Cultural. É editor e revisor do Villa Bella Jornal ( da Academia Serra-talhadense de Letras), desde quando foi criado em 1999. Integrou o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Serra Talhada-PE.

Desde criança estuda e pesquisa sobre Serra Talhada, motivo pelo qual está sempre envolvido com tudo que diz respeito a sua terra. É membro fundador de várias entidades, a exemplo da Academia Serra-talhadense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú e Academia de Letras do Sertão Pernambucano, além da UBE - União Brasileira de Escritores – Seção –PE

Dedicado à arte de escrever desde muito jovem, Dierson Ribeiro é contista, cronista e poeta. Tem obras publicadas em mais de uma dezena de coletâneas de poemas e de crônicas e em dezenas de jornais literários.

Em decorrência das exigências do seu trabalho como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ele tem produzido obras que vão do clássico ao popular, motivo pelo qual tem vários cordéis escritos.