UM PANORAMA DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Esta página foi vista 291 vezes desde 25/05/2023
Coloração
Acabamento

A palavra é uma forma de comuniação potente que se introjega no imaginário das pessoas, permanecendo conectada por muito tempo, ou até mesmo por toda a vida. Há quem entenda que os piores inimigos do professor são os próprios pais dos educandos. Talvez isso ocorra porque os pais educam os seus filhos oferecendo sempre benesse e sem conteúdo útil para a vida. Não se mostra usual os pais oferecerem um livro para os seus filhos, mas, ao contrário, permanecem em discussões fúteis.

Também, grande parte dos professores não leem e não se preocupam com a leitura dos filhos. Esperam que a escola ensine tudo que o estudante precisa aprender para aplicar na vida e na sociedade. Se o professor não consegue preparar os seus próprios filhos para a vida atual, certamente não está capacitado para ensinar. A sociedade precisa urgentemente de políticas públicas para a formação de professores, voltada para a atuzalização dos conceitos e pedagogias no mundo líquido.

A educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. A educação, portanto, não se restringe à escola. A educação é um direito de todos e visa ao pleno desenvolvimento humano por meio do processo de ensino-aprendizagem. A educação é definida pelo Dicionário Aurélio como: a) ato ou efeito de educar, ou educar-se; b) processo de desenvolvimento das capacidades física, intelectual e moral, com o intuito de promover a integração individual e social; c) meio pelo qual se adquire conhecimentos e aptidões; d) aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas; e) arte de ensinar os conhecimentos e práticas usadas na sociedade para desenvolver a civilidade.

Edição 1 (2023)
Acabamento Brochura

JOSÉ FRANKLIN DE SOUSA

Advogado atuante em São Paulo e Fortaleza. Graduado e Pós-graduado pela PUC-SP.

Algumas obras publicadas:

- Elementos da ação cautelar

- Responsabilidade civil

- Intervenção de terceiros e coisa julgada