Utilitarismo Teológico

O projeto ético de William Paley

Por VALDEIR DONIZETE DEL CONT

Filosofia / Religião, Ética E Filosofia Moral, Filosofia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 11 vezes desde 08/10/2024

Este livro também está à venda em:
Espana

O projeto ético de Paley tem fundamento em uma formulação simplificada do princípio da utilidade. Podendo ser expressa da seguinte forma: o princípio orientador das ações humanas é a maximização do prazer e a minimização da dor. Princípio este derivado da constituição natural da própria estrutura psíquica humana. Contudo, seus argumentos apresentam um modo próprio de entender este princípio. Isto, porque, de modo geral, as teses utilitaristas são imanentistas, ou seja, o princípio de utilidade é intrínseco ao ser humano. No entanto, para Paley, o princípio da utilidade está associado a um requisito extrínseco ao agente moral, isto é, à existência de Deus e ao cumprimento de Sua vontade expressa, fundamento das ações morais.

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Polen

VALDEIR DONIZETE DEL CONT

Psicólogo Clínico e Professor Universitário. Pós-doutorado em Teoria Antropológica, departamento de antropologia/Unicamp. Doutor em Ciências Sociais, IFCH-UNICAMP. Mestrado em Filosofia, área de concentração em Ética, pela PUC-Campinas. Especialização em filosofia pela PUC-Campinas. Especialização em Psicologia clínica cognitivo-comportamental pelo IPCS/Campinas. Graduação em Filosofia pela PUC-Campinas. Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP.