Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio

Publique livros gratuitamente

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

O mito da raça pura

na Coreia do Sul

Ajaxloader
por
R$ 36,59
por
R$ 12,96

Sinopse

Em 2007, eu e minha família nos instalamos na Coréia do Sul onde vivemos durante dois anos e meio. Foi minha primeira experiência asiática. Para uma antropóloga como eu, foi uma enorme descoberta, esse país se apresentava como um campo de estudos quase virgem, pois a abertura de suas fronteiras era relativamente recente. Com exceção dos americanos presentes desde o fim da guerra, os coreanos tinham pouco contato com o exterior. Dentre as suas diversas particularidades culturais, uma descoberta chamou muito minha atenção: os coreanos acreditam ser uma raça pura. Sendo oriunda da sociedade brasileira considerada por especialistas a sociedade mestiça por excelência, interessei-me por este aspecto que considero central na sociedade coreana. No momento em que o mundo fervia e vivenciava a criação de novas sociedades através de um processo de mestiçagem cultural, linguístico e étnico, principalmente durante as grandes descobertas marítimas, os coreanos fechavam suas fronteiras e consolidavam uma forte solidariedade interna. Buscando os elementos simbólicos de sua coesão social no mito de origem personificado pela imagem de Tangun, o pai fundador, a crença na pureza de sua raça se consolidou, fazendo-os acreditar que pertencem, todos, a uma mesma linhagem de sangue. Foi essa perspectiva que eu me interessei em verificar, principalmente hoje, quando os membros do antigo Reino Ermita, que se protegeu do contato com o exterior durante séculos, são obrigados a estabelecer relações com os estrangeiros que se instalam, cada vez mais numerosos, em seu próprio território.

Categorias: Ciências Humanas E Sociais
Palavras-chave: antropologia, coreia, mestiçagem, pura, raça, sociedade

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 91

Edição: 1(2013)

ISBN: 978-1-4478-7672-4

Formato: A5 148x210

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 90g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
Lineimar Pereira Martins

Franco-brasileira, Lineimar Pereira Martins é doutora em antropologia. Há mais de quinze anos, ela vem trabalhando em áreas que reunem seus conhecimentos em civilizações, idiomas e culturas no Brasil, na Coréia do Sul e na Europa. Ela é a autora de "O Brasil para inglês ver" publicado em 2002 e de "O mito da raça pura na Coreia do Sul" publicado em 2009 e de diversos textos publicados em jornais e livros especializados em Ciências Sociais. Atualmente Lineimar mora na França onde trabalha como tradutora independente traduzindo livros cientíticos do francês para o português, dentre os quais "Sociologia das religiões" de Jean-Paul Willaime, "O gênero nas ciências sociais - leituras críticas de Max Weber a Bruno Latour" dirigido por D. Chabaud-Rychter, V. Descoutures, A-M. Devreux e E. Varikas, "Pão e Circo" de Paul Veyne e "Darwin e a evolução explicados a nossos netos" de Pascal Picq, todos publicados pela Editora UNESP.


Mais publicações desse autor

Comentários - 1 comentário(s)


ulisses sebbrian
Olá, Leineinar tudo bem! Parabéns pelo livro e sucesso. Divulguei no meu Twitter @ulisses sebrian para todos saber de sua obra. Também marquei com 5 estrelas e divulguei no Face book . É de suma importância para esse país tão vasto e diverso. Mais uma vez sucesso. Sou escritor e meus livros estão nesse site. 3 Meu blog. http://truquedevida.blogspot.com.br/ Felicidades e sucesso
Terça às 08:39

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"É com satisfação, que eu venho frisar que quando descobri este site, vi que a oportunidade de realizar o meu sonho, de escrever e publicar o meu livro havia chegado. O efeito de vê-lo publicado, é emocionante. a oportunidade de ver também os demais lançando os seus livros, para os nossos querid..."

Fernando Mesquita

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700