A Evolução das Organizações

Por Milton dos Santos

Antiguidades E Arqueologia, Administração Prática, Ciência, Administração

Esta página foi vista 60 vezes desde 27/06/2024

O livro "A Evolução das Organizações: Uma Perspectiva Arqueológica", de Milton dos Santos, oferece uma análise profunda e inovadora sobre a trajetória histórica das organizações humanas, abordando suas transformações desde a Idade Antiga até a contemporaneidade. Utilizando o conceito de "arqueologia das organizações", o autor explora como práticas, normas e estruturas organizacionais foram construídas, adaptadas e sedimentadas ao longo dos séculos, revelando as influências históricas que moldam as instituições modernas.

A obra é estruturada em nove capítulos principais, que detalham as mudanças nas organizações em diferentes períodos históricos. No início, é fornecido um panorama teórico sobre a "arqueologia das organizações", fundamentando a abordagem com base em conceitos de Michel Foucault e outros teóricos. A partir daí, o livro examina como as organizações evoluíram em contextos históricos específicos, como as cidades-estado na Grécia Antiga, o sistema feudal da Idade Média e as corporações industriais da Idade Moderna.

Cada capítulo contextualiza o período histórico, destacando os fatores sociais, econômicos e culturais que influenciaram as formas organizacionais. O livro investiga, por exemplo, como a religião moldou a administração centralizada no Egito Antigo e como a Revolução Industrial impulsionou inovações nas estruturas corporativas. Em sua parte final, a obra reflete sobre a centralidade das organizações nas sociedades contemporâneas e especula sobre as tendências futuras, enfatizando a importância de compreender o passado para antecipar as mudanças organizacionais futuras.

"A Evolução das Organizações: Uma Perspectiva Arqueológica" é uma leitura essencial para estudiosos e profissionais interessados em entender as raízes históricas das práticas organizacionais e as dinâmicas que continuam a moldar as instituições nos dias de hoje.

Edição 1 (2024)

Orel Books Editora

A Orel Books surgiu com a proposta de ser uma boutique editorial, a casa da literatura clássica mundial.

Nosso foco será em narrativas curtas, como os contos e novelas, publicando seleções do que há de melhor, mais criativo e mais inusitado no gênero, trazendo ao público obras e autores pouco divulgados ou pouco valorizados pelo mainstream editorial.

Em cada título, procuraremos surpreender os leitores com criatividade nos temas selecionados e qualidade gráfica diferenciada, promovendo uma experiência de leitura diferente e prazerosa.

Orel Books: www.orelbooks.com