A MORTE NA VISÃO CRISTÃ

Bíblia, Vida Cristã, Teologia, Religião

Esta página foi vista 441 vezes desde 30/03/2022
Coloração

Neste livro “A morte na visão Cristã”, buscamos mostrar que a morte é uma realidade, uma lei natural a qual todos os seres viventes estão sujeitos e que não conseguem burlar. Ela é o limite entre a existência terrena e o desconhecido, entre o fim das atividades corpóreas e um por vir incerto. Experiência incógnita que inquieta a humanidade desde os tempos mais recuados. O desaparecimento do indivíduo – aniquilação da matéria – suscitou o nascimento de cerimônias fúnebres que, entre outras coisas, testemunham o desejo de perpetuação da memória e do prolongamento da existência. Nas sociedades arcaicas, o homem, ao tomar consciência de sua individualidade e da morte, praticou ritos em honra dos defuntos e acreditou na “realidade” da vida além-túmulo. Estudos etnológicos (é o estudo das características de qualquer etnia, isto é, agrupamento humano) mostram “que em toda parte os mortos foram ou são objetos de práticas que correspondem, todas elas, a crenças referentes a sua sobrevivência (na forma de espectro corporal, sombra, fantasma etc.) ou a seu renascimento”. A ideia da extensão da vida após o falecimento é antiga e está presente em várias tradições religiosas. É uma doença com risco de morte, uma grande mudança de vida ou apenas a velhice forçando-o a encarar sua própria mortalidade? Como você está lidando com suas dúvidas acerca da morte? Com medo? Terror? Negação? Mantendo-se ocupado? Provavelmente, como a maioria de nós, você iria preferir não pensar ou falar sobre sua própria morte. Mas ignorá-la não a impedirá de acontecer — a probabilidade de uma pessoa morrer ainda é de 100%. Toda vida nesta terra termina em morte. O que trouxe tanta tristeza e dor para o mundo? O que causa a morte? Quando conversamos sobre por que alguém morreu, geralmente dizemos a causa imediata da morte — um acidente, velhice, uma enfermidade, um desastre da natureza. Mas a Bíblia aprofunda nossa reflexão sobre a causa da morte. Meditaremos sobre a a morte na filosofia , psicologia e na psicanálise. Para nos ajudar no caminho rumo à eternidade, vamos estudar, meditar e contemplar a espiritualidade Inaciana que enraíza-se na experiência de Santo Inácio e nos seus Exercícios Espirituais. O autor saluar antonio magni é leigo da Igreja Católica, formado em administração, economia e possui curso superior de religião pela Arquidiocese de Aparecida. Atualmente é oficial reformado da Aeronáutica. Além de do ministério da Palavra é coordenador do setor pré-matrimonial da pastoral familiar e orientador e acompanhante dos exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola.

Edição 1 (2022)
Acabamento Espiral c/ acetato