A necessidade de protagonismo na Luta Antimanicomial e a “bipolaridade”

Nada de nós sem nós!

Por Roque JR

Biografia e Testemunho, Corpo, Mente E Espírito, Psicologia, Psicologia Social, Psicoterapia, Saúde Mental

Esta página foi vista 974 vezes desde 19/09/2020

Roque JR com suas palavras escritas nos conduz ao mundo das multiplicidades do humano ser-estar-fazer-saber no mundo, com a potência de vontade de inventar nas dobras e desdobras da vida.

Apresenta seu protagonismo desde o início do livro ao registrar que é escritor, editor e membro da Associação Gaúcha de Escritores Independentes. Quantas voltas, revoltas e transvoltas nestes devires?!

Ele nos conta suas construções e desconstruções de um modo “raiz”, situado nos tempos e territórios político-histórico-sociais-subjetivos. Escreve sobre os fios da vida, como os entrelaça e com quem tece a trama; não se detém em falar sobre o tecido pronto. Os fios podem ser entremeados de múltiplas maneiras, com diferentes formas e finalidades. Assim, Roque JR partilha suas inquietações, desafios, desejos e elaborações, e generosamente dispõe a matéria viva de sua artesania para que cada um a utilize para protagonizar a própria vida.

O livro é composto por verbetes, aforismos, descrições, imagens, narrativas, glossário, anotações de diário, inventários, listagens, reflexões e pensamentos, de modo que pode ser lido a partir de qualquer página conforme a vontade e iniciativa de quem o lê. Um livro que se multiplica e se transforma a cada leitura; é um livro-biblioteca interativo.

A leitura é instigante desde as primeiras páginas, onde aparecem as palavras tachadas: palavras que o autor não considera aceitáveis, mas importantes de serem mantidas impressas. Afirmação do poder das palavras: palavras-memória, palavras-resistência, palavras-mortíferas, palavras-potência,... Palavras impressas tachadas para não serem esquecidas e não causarem mais danos.

No percurso da leitura, guiad@s por Roque JR, conjugamos o verbo “esperançar” de Paulo Freire, conhecemos a produção de seu legado materializado em 50 livros, aprendemos com sua expertise pela experiência, com sua sabedoria de reconhecer a ignorância como propulsora de novos conhecimentos, com seu entendimento sobre a construção coletiva dos saberes, com sua coragem de escrever sobre seus desconfortos, dúvidas, sofrimentos, assim como vibramos com seu ativismo na cultura e na luta antimanicomial. O livro configura uma cartografia dos dispositivos e criações mentaleiras propulsoras de protagonismo em tempos de pandemia sanitária e de pandemônio político em nosso país.

O modo corajoso e generoso de escrever, de aprender com os erros, de transformar fragilidade em potência, de incluir e de conviver permite afirmar que o Roque JR soube amigar-se com os medos e com os conflitos gerados tanto pelos excessos como pelas faltas.

por Sandra Maria Sales Fagundes

ISBN 978-65-000-9557-9
Edição 1 (2020)
Formato Pocket (105x148)
Acabamento Brochura s/ orelha

Roque JR

Roque JR publica obras desde 2000, mais de 65 livros publicados[33 e-livros(PDF) grátis em seu site www.RoqueJR.com.br], destaca em seus textos a "bipolaridade", Saúde Mental, Luta Antimanicomial, Exército Brasileiro, seu casamento com Martha Santos, entre outros temas. Antes de seus 10 anos de idade escrevia cartas. Ao ingressar na Faculdade de História(UCS) confirmou a importância de guardar os “documentos históricos”.

Trocou o curso de graduação para Sociologia, ambos cursos com mais de metade cursadas.

Trabalhou como repórter fotográfico por mais de duas décadas em diversos meios de comunicação, entre eles, com imagens(e textos) publicadas no Zero Hora, Correio do Povo, Pioneiro e de outros municípios, em especial vários jornais(já extintos) e a Rádio Miriam de Farroupilha-RS, onde, por algum tempo foi o produtor executivo.

Fotografia de sua autoria, publicada em julho de 2007, capa inteira(em A3) do jornal A Classe Operária que circulou o Brasil e exterior. Entre outras áreas da fotografia. Em 2023 participa do 65ºJabuti. Em 2022 e 2021 participou dos concursos literários Jabuti, Minuano. Em 2021 também do concurso Livro do Ano AGES. Em 2018 participou do concurso da Biblioteca Nacional.