A população brasileira envelheceu e Ai?

Estratégias sugeridas para ocupar os maiores de 50 anos, criar oportunidades de trabalho e geração de renda

Por João Batista Barbosa

Administração, Ciências Humanas E Sociais, Desenvolvimento Humano, Costumos E Tradição, Educação / Administração, Geografia Humana

Esta página foi vista 931 vezes desde 08/12/2018

Este livro, do Prof. João Batista Barbosa, vem retratar uma realidade de que o povo brasileiro, incluindo autoridades, ainda não está consciente; é que o país já não é aquele somente de jovens como há décadas atrás, hoje em 2018 é bem diferente. O Brasil já conta com 30 milhões de pessoas entre 60 anos ou mais e esse número, segundo estudo de órgãos mundiais citado no livro, deve chegar a 50 milhões em 2050, levando o nosso pais a ocupar a sexta posição mundial com maior número de idosos.

A partir dessa constatação, o autor aborda neste livro os preconceitos percebidos com essa população com mais de 50, em todos os aspectos, familiar, social e profissional, sendo a esse último que será dada maior ênfase pelo autor. Essa temática abordada foi vivenciada por ele no campo profissional, pois mesmo apresentando um currículo considerado bom, com mestrado, uma especialização e uma graduação, e tendo ocupado cargos executivos durante quase duas décadas, já foi recusado em processos de vagas de emprego por apresentar uma idade que o mercado de trabalho considera ultrapassada. Deste ponto em diante,o autor sugere uma série de ações dirigidas às autoridades federais, a empregadores, a tipos de empresas formadoras de opinião, de modo a quebrar vários preconceitos e propiciar o aumento da empregabilidade. O autor pesquisou também, além dos preconceitos percebidos, que o custo de vida no Brasil em relação a quinze países da Europa, é também um grande empecilho para o turismo e para a geração de empregos pois, além de a população idosa não ter renda, impede a mesma de viajar mais pelo Brasil e com isso, deixa de gerar mais empregos.

ISBN 978-85-67109-65-7
Edição 1 (2018)

João Batista Barbosa

Mestrado em Administração, ex executivo, consultor empresarial com especialidade em reestruturação de negócios, , professor universitário já ha dez anos em cursos de graduação e MBA. Trabalha com prestação de serviços voluntários, tendo sido presidente do Rotary e Lions Clube de Paulínia