Administração - Gestão por Competência:

Serviço Público - Prefeitura de Lapa/PR

Por Felipe Marcelo Gonzaga de Carvalho

Administração, Ciências Humanas E Sociais, Liderança e Ministério, Costumos E Tradição, Serviços Humanos

Esta página foi vista 11513 vezes desde 26/01/2013

O objetivo desse livro é abordar o tema gestão por competência dentro do serviço público. Em resposta as profundas mudanças que afetaram às novas situações de mercado, até que ponto é possível uma revisão de conceitos em relação ao setor público.

A proposta desta nova abordagem pelas organizações procura considerar um desafio às práticas de aprendizagem coletiva, dentre outras, desenvolverem competências e compartilhá-las.

Quando o profissional passa a ter claro o conceito de gestão por competência dentro da empresa que está atuando se sente motivado a buscar e desenvolver diferenciais que resultam na satisfação no seu ambiente de trabalho. Para isso acontecer se fazem necessária a preparação de pessoas, identificando suas competências, avaliações estas de forma natural e constante para que possam oferecer um referencial que nos permita compreender a realidade do serviço público.

Ao mesmo tempo, a sociedade local é pressionada pela cultura e pelo sistema de gestão atual que não consegue dar respostas aos novos desafios, ou seja, adequar-se à realidade.

A Gestão por Competência torna-se fundamental nas empresas e no serviço público, onde mudanças ocorrem constantemente e profissionais buscam conhecimentos, habilidades e experiências para se adaptar em um ambiente de trabalho, com o objetivo de alcançar metas e atingir uma forma de administrar e construir uma organização eficaz.

A Gestão por Competência requer inovações, tanto tecnológica como aperfeiçoamento pessoal. Um ambiente de trabalho bem organizado faz com que o funcionário sinta-se motivado, mostrando sua capacidade de desenvolver novas tarefas.

O profissional que trabalha em equipe tem uma comunicação clara e ainda respeita as diferenças individuais de cada membro dentro da organização. É fundamental também o profissional saber qual é a sua missão dentro da empresa, seus valores e quais são os objetivos que a empresa deseja alcançar.

Com o aumento da competitividade no trabalho e o avanço da tecnologia, os funcionários devem cada vez mais buscar se atualizar e se aperfeiçoar, através de cursos, estágios e treinamento para alcançar seus objetivos. As organizações públicas enfrentam fortes mudanças para melhorar os serviços à sociedade.

O setor público está investindo cada vez mais em novas tecnologias, tornando melhores e mais eficazes os processos de prestação de serviços à população.

Ao considerar os sistemas tradicionais tem se observado a ausência de práticas de gestão de pessoas nos diferentes níveis do setor público. Desse modo, o grande desafio, é identificar o perfil das competências e transformá-las em resultados, fazer com que o profissional perceba a sua valorização em termos de reconhecimento e posteriormente, no desenvolvimento profissional.

ISBN 978-85-67717-03-6
Edição 1 (2013)
Coloração Colorido

Felipe Marcelo Gonzaga de Carvalho

Bacharel em Administração Geral pela FAEL - Faculdade Educacional da Lapa, Pós Graduado em Gestão Pública pela UFPR - Universidade Federal do Paraná, casado, pai de 2 filhos, natural de Porto União/SC, servidor público municipal em Lapa/PR, atuou como Diretor do Departamento de Habitação e Urbanismo na Prefeitura de Lapa/PR - Gestão 2013/2016.