Arides ou Sedira

A memória de um pioneiro do jornalismo esportivo de Juiz de Fora

Por Vitor Silva Ramos

Esportes E Lazer, Ciências Humanas E Sociais, Biografia

Esta página foi vista 311 vezes desde 28/06/2022

A obra consiste em um estudo sobre a trajetória do jornalista Arides Braga, para que seja possível elaborar um documentário sobre sua vida. Essa tarefa somente poderá ser realizada após ser possível entender, através de uma análise da bibliografia existente sobre o assunto, os principais conceitos sobre o documentário, mostrando como se deu seu desenvolvimento ao longo do tempo, as técnicas de formulação e a utilização dos relatos das fontes. Neste contexto é possível também observar as relações entre memória e sociedade, e como a História Oral tem de ser utilizada para enriquecer o trabalho. Através da utilização de todos estes mecanismos, o trabalho servirá como fonte física de relatos orais de pessoas que tiveram contanto muito intenso com o personagem estudado, um pioneiro do jornalismo esportivo de Juiz de Fora. O estudo foi realizado com a finalidade de ser apresentado como trabalho de conclusão de curso de Comunicação Social / Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, no ano de 2014.

ISBN 978-65-5392-420-8
Edição 1 (2022)

Vitor Silva Ramos

Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Esporte e Cultura da UFJF. Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É também graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-graduado em Comunicação Empresarial também pela UFJF.