Falas do poder

O processo de comunicação dos vereadores de Juiz de Fora com a população

Por Vitor Silva Ramos

Partidos Políticos, Democracia, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política

Esta página foi vista 241 vezes desde 09/05/2022

O estudo realizado na obra buscou entender como se processa a relação dos vereadores municipais de Juiz de Fora com a população da cidade, buscando elucidar o papel dos assessores de comunicação dos parlamentares da legislatura 2017-2020 nesse contexto. Para observar de maneira mais ampla as peculiaridades dessa interação entre políticos e cidadãos foi necessário, primeiramente, buscar compreender como as concepções sobre política foram se modificando com o passar dos tempos. Sendo focada no Poder Legislativo, a análise procurou também observar aspectos que levaram à formação dos Estados como conhecemos hoje, com a separação entre os poderes. Procurou-se ainda detalhar algumas estratégias políticas utilizadas pelos parlamentares juiz-foranos através das atividades que realizam na Câmara Municipal.

Para embasar a análise da comunicação dos vereadores, foi feito um estudo teórico da relação entre o campo comunicacional e a política, observando como as transformações tecnológicas modificam esse relacionamento. Ferramenta mais popular utilizada pelos vereadores para informar suas ações, as páginas de cada parlamentar no Facebook foram analisadas no período entre os dias 19 de junho de 2017 e 14 de julho do mesmo ano. Entrevistas com os 19 vereadores da legislatura 2017-2020 e seus respectivos assessores, também serviram como base para traçar o perfil do processo de comunicação que cada parlamentar desenvolve com a sociedade.

ISBN 978-65-5392-293-8
Edição 1 (2022)

Vitor Silva Ramos

Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Esporte e Cultura da UFJF. Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É também graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-graduado em Comunicação Empresarial também pela UFJF.