ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTO E PROCESSO CRIATIVO

proposição metodológica

Por Sandra Leandro Pereira

Código do livro: 651532

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Educação, Administração

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Sinopse

O indivíduo nas organizações tem recebido significativa atenção por parte de pesquisadores e estudiosos das ciências humanas e sociais, bem como pelos praticantes de áreas afins, que por vezes o tipificam como valiosa incógnita. Observam-se muitos descontamentos devido à amplificação de metodologias que nem sempre têm assegurado a efetividade dos estudos propostos.

Neste estudo, aqui considerou-se o indivíduo como o principal ator social responsável pela articulação de conhecimento, tendo como base recursiva o seu processo criativo. Defendeu-se que o conhecimento organizacional se baseia em uma construção e representa um fomento à criação em nível de grupo, alavancado pelo processo criativo, que é de natureza única dos indivíduos. Dessa forma, a articulação de conhecimento em nível teórico e em nível prático é suportada pelos fatores cognitivos individuais.

Dentro da temática mencionada, este trabalho se origina a partir de uma tese de doutorado que culminou com a proposição metodológica cuja abrangência do foco alcança a área de gestão organizacional. A obra aqui apresentada caracteriza a ideia central ao mesmo tempo em que trabalha a trilogia: conhecimento, estratégia e processo criativo.

O objetivo desta obra é propor uma metodologia voltada para a articulação do conhecimento organizacional, cuja fundamentação possa emergir do processo criativo individual, através do compartilhamento do conhecimento socialmente gerado. A metodologia aqui desenvolvida denominada Metodologia de Externalização de Conceitos é, por assim dizer, um convite ao compartilhamento de conhecimento de modo estruturado, sistematizado e simples.

Esta metodologia se presta a discussão polêmica em diferentes contextos, sobretudo, no ambiente acadêmico-científico, auxiliando estudantes, pesquisadores e professores nos diversos níveis (e.g. graduação, especialização, mestrado e doutorado) e demais perspectivas (e.g. construção de plano de negócio e discussão de projetos). O conteúdo aqui apresentado, desde 2002 é testado, aperfeiçoado e validado pela autora no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas ligadas ao ensino, pesquisa e extensão.

Esta metodologia também dá margem a criação de ferramentas ligadas à produção de um significativo protocolo instrumental de pesquisa científica pertinente em possibilidades de estudos integrativos, com destaque para estudos interpretativos. Salienta-se inclusive sua adequação aos estudos embasados em preceitos psicanalíticos que muito valorizam a desafiadora busca do contato com o inconsciente humano, por exemplo, para imergir na dificílima interpretação de aptidões/inclinações ou expressões vocacionais e transformar vidas, por conseguinte.

A metodologia proposta neste livro carrega um teor de relevância por ser capaz de, em respeitando os princípios fundamentais da psique humana, trazer à tona perspectivas de estendê-la a novos horizontes. Conforme registrado por sua criadora, a semente desta proposta metodológica pode ser semeada em vários ambientes e germinada longitudinalmente. Vale a pena experimentar!

Características

ISBN 9786581075040
Número de páginas 185
Edição 1 (2024)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Couche 90g
Idioma Português

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Sandra Leandro Pereira

Nascimento em 29 de março de 1963. Formação como Bacharel em Economia. Especialista e Mestre em Administração (Recursos Humanos). Doutora em Engenharia de Produção (Ergonomia). Formação Psicanalítica e Pós-doutorado em Psicanálise Clínica. Experiência na área de Administração, na Universidade Federal da Paraíba, servidora técnica e pesquisadora (1983-2001) nas unidades de Recursos Humanos e de Planejamento, docente (a partir de 2002) no Departamento de Administração CCSA/UFPB. Conselheira editorial em editora nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação. Membro da Ordem Nacional dos Psicanalistas. Líder de Grupo de pesquisa (UFPB/CNPq). Avaliadora de periódicos e referee em eventos científicos (Qualis/CAPES). Escritora, publicação de livros, capítulos de artigos e em periódicos científicos, palestrante. Ampla vivência acadêmica (ensino, pesquisa e extensão) na área de gestão (foco em pessoas). Interesse de atuação em Psicanálise Clínica, buscando melhoria de condições psicossociais (psicoterapia individual e de grupo).

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