Neste livro sobre “As consequências do pecado pessoal e social”, refletindo que o ser humano tinha dois caminhos: o da vida que consistia em viver o plano de Deus na fé e na obediência e o da morte que consistia em viver seu próprio plano não dependendo de Deus. O plano original de Deus foi transtornado pelo pecado. O pecado consiste, basicamente, em não depender e não confiar em Deus. “É uma desobediência, uma revolta contra Deus, por vontade de tornar-se ‘como Deuses’, conhecendo e determinando o bem e o mal (Gn 3,5).O pecado é, portanto, “amor de si mesmo até o desprezo de Deus”. O pecado tira Deus do centro da vida humana. Por isso não fere a Deus diretamente. Fere-o à medida que fere aquilo que ele ama (Jr 7,19; Pr 8,36). Pois pecar é tomar a decisão de não ser filho, de não permitir que seu Pai o ame eficazmente. A ofensa do homem a Deus consiste na privação de sua presença de filho. É uma ofensa ao coração de Deus, por assim dizer. O que Deus pediu ao homem é que se deixe amar por ele, ser Pai com ele. A partir daí, o Pai misericordioso sairá ao encontro do filho que saiu de casa para esconder-se entre as árvores. O ser humano tinha dois caminhos: o da vida que consistia em viver o plano de Deus na fé e na obediência e o da morte que consistia em viver seu próprio plano não dependendo de Deus. O homem usou indevidamente sua liberdade escolhendo o caminho que o levava para longe de Deus.De onde vem o mal?Não vem do homem e sim do Tentador. Não brota do coração do homem e sim da mentira que o Tentador faz para tirar o homem do projeto de Deus. Ouvindo o conselho do demônio o homem escolheu não seguir o plano de Deus. O Tentador falsificou o plano de Deus: “Pelo contrário, Deus sabe que, no dia em que comerdes da árvore, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecedores do bem e do mal” (Gn 3,5), propondo outro caminho para que o homem alcançasse aquilo que Deus lhe tinha prometido: “Por elas foram-nos concedidos os bens prometidos, os maiores e mais valiosos, a fim de que vos tornásseis participantes da natureza divina, fugindo da corrupção que a concupiscência espalha no mundo” (2Pd 1,4). O objetivo do Tentador é afastar o ser humano do plano de Deus, por isso mente. O engano (mentira) está não no que (a participação na natureza divina) ele propôs e sim no como (a maneira de alcançar a participação na natureza divina) propôs. É preciso fazer não só o que Deus quer, mas também como e quando ele quiser. Por isso, o projeto original de Deus de equilíbrio e harmonia foi rompido. A primeira frustração veio após comer o fruto, pois ao invés de saciá-lo produziu efeito contrário: o homem tomou consciência que lhe faltava alguma coisa simbolizada pelas vestes. Desde então sempre se sentiu nu: perdeu a Deus, o seu amor, e procura coisas das quais sente falta e apesar de encontrá-las não se sente satisfeito. O afastamento de Deus traz consequências terríveis para o ser humano. Procuramos utilizar como metodologia a espiritualidade Inaciana, contemplativa na ação, segundo o livro dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola PARA REALIZAR A EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO PESSOAL COM JESUS, NO EXERCÍCIO ESPIRITUAL DO DIA-A-DIA O autor saluar antonio magni é leigo da Igreja Católica, formado em administração, economia e possui curso superior de religião pela Arquidiocese de Aparecida. Atualmente é oficial reformado da Aeronáutica. Além do ministério da Palavra é do grupo da Liturgia da Paróquia de São Pedro. orientador e acompanhante dos exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola.
Número de páginas | 369 |
Edição | 1 (2024) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Espiral c/ acetato |
Tipo de papel | Offset 75g |
Idioma | Português |
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