As religiões no Rio

Por João do Rio

Jornalismo, Comunicação, Religião, Biografia e Testemunho

Esta página foi vista 120 vezes desde 16/07/2024

As Religiões no Rio: Uma Jornada Fascinante pelas Crenças do Rio de Janeiro no Início do Século XX

Publicado em 1904, “As Religiões no Rio”, obra prima de João do Rio, convida o leitor a um mergulho rico e vibrante na diversidade religiosa do Rio de Janeiro no início do século XX. Através de uma série de reportagens publicadas originalmente no jornal Gazeta de Notícias, o autor nos presenteia com um caleidoscópio de crenças e práticas, desde o catolicismo dominante até as religiões afro-brasileiras, o espiritismo, o protestantismo e até mesmo seitas obscuras.

Com sua escrita perspicaz e elegante, João do Rio nos guia por terreiros de candomblé, igrejas protestantes, mesas espíritas e rituais maçônicos, tecendo um retrato fiel da alma carioca da época. Através de entrevistas com líderes religiosos, fiéis e intelectuais, o autor explora as motivações, crenças e práticas de cada grupo, revelando não apenas a fé que os une, mas também as contradições e tensões presentes na sociedade carioca.

“As Religiões no Rio” não se limita a um mero registro histórico. Através da análise perspicaz de João do Rio, a obra se torna um estudo sociológico e antropológico pioneiro, lançando luz sobre as relações entre religião, cultura e poder na sociedade brasileira. O autor explora as influências das religiões afro-brasileiras na cultura popular carioca, o papel do espiritismo como forma de contestação à hegemonia católica e o crescimento do protestantismo entre as camadas mais pobres da população.

Mais do que um simples livro sobre religião, “As Religiões no Rio” é um retrato vívido da sociedade carioca em um momento de grandes transformações sociais e culturais. A obra de João do Rio permanece relevante até hoje, oferecendo-nos um olhar crítico e sensível sobre a diversidade religiosa e cultural do Brasil.

Edição 1 (2024)
Formato 16x23 (160x230)
Acabamento Brochura s/ orelha
Tipo de papel Polen

Israel Dias de Oliveira

Israel Dideoli é jornalista e editor de publicações impressas e digitais.

Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior e Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo.

Edita a publicação Livro-reportagem em revista (www.livro-reportagem.com.br), é fundador da Editora Casa Flutuante (www.editoraflutuante.com.br) — especializada na produção de livros-reportagem e acadêmicos onde trabalhou em mais de 150 livros de jovens jornalistas, professores mestres e doutores.

É autor dos livros: Corações Camponeses: crimes do Estado brasileiro (2014), Luz em preto & branco: um passeio em plano sequência pelo bairro da Luz (2016), Jornalismo na Wikipedia: uma definição de domínio público (2017), Elementos do livro-reportagem: do projeto experimental ao mercado editorial (2018) e Jornalismo declaratório (2018).

Editora Casa Flutuante: www.editoraflutuante.com.br/

Mais publicações dessa editora