Auditoria Ambiental Florestal

Prevenindo passivos - Gerando Lucros

Por Julis Orácio Felipe

Direito Administrativo E Prática Regulatória, Ambiental, Administração, Didáticos, Direito

Esta página foi vista 16639 vezes desde 05/01/2011

As multas ambientais no Brasil podem variar de R$50,00 e R$ 50.000.000,00.

Isto mesmo, de cinquenta reais a cinquenta milhões de reais,

portanto, o risco socioambiental é um risco financeiro, um risco de solvência e de liquidez.

Trata-se de um valor irrecuperável porque o autuado não tem como

ter qualquer ganho ou retorno sobre uma multa aplicada, e, além do dever de recompor a degradação, pode ainda restar mais indenizações como medidas compensatórias pecuniárias pela impossibilidade de uma recomposição total.

Atualmente, empreendimentos são monitorados ao extremo, não somente pelo poder público como pela sociedade em geral.

Para gestão do sistema ambiental e proteção do patrimônio empresarial, cumprindo a sua função social é importantíssimo que o empreendedor fique atento a estes requisitos sob pena de severas perdas, principalmente perdas financeiras e de imagem empresarial.

Mas como proceder, se a legislação socioambiental brasileira é complexa desde seu nascedouro, nossa Constituição Federal?

Nossa competência para cuidar do meio ambiente em termos de normas é concorrente e comum, ou seja, todos os entes federativos podem gerar regramentos aumentandoem muito a insegurança jurídica.

Uma das ferramentas da gestão ambiental é a auditoria. Espelhada nas técnicas de auditoria financeira as auditorias ambientais proporcionam visões do macro e do microambiente organizacional, de maneira que os gestores podem identificar pontos vulneráveis promovendo rápida correção.

Além disso as auditorias asseguram transparência nas operações e promovem também um ambiente de educação ambiental na base dos colaboradores, o que proporciona ainda mais proteção ao meio ambiente e ao negócio.

É mais uma ferramenta às mãos para geração de resultados e agregação de valor aos seus produtos.

Esse e-book norteia os passos na busca da redução de riscos de operação em empresas florestais mas pode ser utilizado como metodologia para qualquer atividade.

Edição 1 (2009)

Julis Orácio Felipe

Sobre o autor

Julis Oracio Felipe é natural de Curitiba, tendo morado em Rio Negrinho muitos anos. Em atuação profissional residiu cerca de 12 anos no município, com uma rápida passagem por Mafra - em Santa Catarina.

Iniciou na escrita participando de um concurso, em 1988 (Prêmio Lacesa Jovem escritor – 88), no segundo grau, um concurso de contos, concurso apresentado pela professora de língua portuguesa e literatura.

"Dali para frente não parei mais de escrever. Primeiro os contos, depois poesias."

Após algum contato com a literatura aprendeu uma técnica de escrita, lendo um livro de autora brasileira que orientava como iniciar-se como escritor. "A partir dai lancei-me numa verdadeira aventura, compondo historias e mais historias.

Também iniciei na escrita de livros técnicos de direito e gestão ambiental, minha especialidade."

Atualmente é mestrando em bioética pela universidade Miguel de Cervantes, na Espanha. " Nome sugestivo" brinca o autor, pois Miguel de Cervantes é famoso escritor.

"Não há coincidências". O autor também foi professor voluntario no projeto Pescar lecionando a disciplina "Despertando o interesse pela leitura" onde, entre outras atividades ensinou os jovens as técnicas de como escrever poesias, contos e romances.

Ao final de 2017 iniciou a escrita disciplinada de poemas, escolhendo escrever textos poéticos motivacionais e de ligação com a espiritualidade.

Sobre o clube

A aventura de escrever iniciou na área jurídica, no direito imobiliário e depois no direito florestal.

"Em seguida publiquei meu primeiro romance policial, Washington DC, sobre bioterrorismo.

Logo em seguida, diante da febre do romance Crepúsculo, sobre a saga de uma família de vampiros, enveredou na mesma temática e escreveu Occasum, ambos pela Editora Giz Editorial, de São Paulo.

Sobre as obras

O autor tem diversos livros publicados, livros de poesias, contos, livros técnicos e romances.

"Tenho especial carinho pelas obras, são fruto da criatividade, da dedicação e disciplina de escrever, mas em especial tenho carinho pelas poesias haicai, uma métrica japonesa que nos coloca em profundo contato com a natureza e com Deus. "

"O Clube de Autores foi um diferencial também. Poder publicar a própria obra e lançá-la sem complicações é primordial para autores iniciantes. Quando descobri o clube vibrei muito pois auxiliou-me a sentir ser escritor."

Comunidade Clube de Autores: clubedeautores.ning.com/profile/OracioFelipe