Autismo

Minha infância, minha adolescência e minha fase adulta

Por MARIANGELA FERNANDES VAZ

Trabalho Social, Discriminação & Relações De Raça, Abordagem Idiomática, Desenvolvimento Humano, Ciências Humanas E Sociais, Biografia e Testemunho

Esta página foi vista 948 vezes desde 03/04/2022

COMO É TER O DIAGNÓSTICO DE AUTISTA NA FASE ADULTA, EU NA FASE MAIS QUE ADULTA JÁ QUE TENHO AOS 52 ANOS?

ANTES JÁ TIVE VÁRIOS DIAGNÓSTICOS, EM QUE NUNCA ME ENQUADREI, COMO O DE ESQUIZOFRÊNICA.

ÀS VEZES ME PEGAVA OLHANDO PARA O TETO, DEITADA, E PEDIA QUE APARECESSE QUALQUER COISA, QUE NÃO IMPORTAVA O QUE FOSSE APARECER , QUE EU NÃO TERIA MEDO.

E ESPERAVA, E ESPERAVA, COM OS PÉS MEXENDO DE UM LADO PARA OUTRO E NADA.

NADA DE APARECER NADA.

PARA MIM, ESTE DIAGNÓSTICO VEIO RESGATAR MINHA ESSÊNCIA.

DESDE O PRIMEIRO TEXTO CIENTÍFICO QUE LI SOBRE O AUTISMO E CHORAVA O TEMPO TODO E SOMENTE PENSAVA:

“_ NOSSA, ATÉ QUE ENFIM, ESTA SOU EU, A MARIANGELA QUE TODOS JÁ ESQUECERAM QUEM FOI."

NÃO APENAS ME LIBERTOU, MAS ME SALVOU. A MINHA MENTE,PASSOU A SER DE NOVO, O MEU LAR.

Edição 1 (2022)
Coloração Colorido

MARIANGELA FERNANDES VAZ

Já escrevi muito sobre Assédio Moral ou psicológico (em monografia, blogs e na internet) após ser demitida da Caixa Econômica Federal.O diário de uma bipolar_O que os dados oficiais não dizem foi escrito quando diagnosticada há aproximadamente 15 anos como Bipolar com uma indicação de internação psiquiatra após a demissão e depois outros tantos diagnósticos incorrretos e contraditórios e uma quantidade absurda de medicações que causaram uma hesteatose medicamentosa III (meu prontuário médico está no twitter). Enfim, aos 51 anos, recebo o diagnóstico de Autismo e posso tratar pela primeira vez a coisa certa da melhor maneira possível.Quero provocar reflexões sobre este grave contexto político,principalmente os direitos humanos, e também social. Nos livros sobre autismo tento mostrar como que,a cada dia, busco recuperar minha identidade que vai além das características do autismo.