Axé Olorigbin

História, organização e memórias de uma comunidade de terreiro

Por Sociedade Cultural e Religiosa Ilè Àse Tobi Babá Olorigbin

Filosofia / Religião, Edifícios Religiosos, Teologia, Religião

Esta página foi vista 37 vezes desde 01/07/2024
Coloração

A Sociedade Cultural e Religiosa Ilè Àse Tobi Babá Olorigbin foi idealizada no ano de 2013, quando seus fundadores assumiram o desafio de formar e consolidar uma comunidade tradicional de religiões de matriz africana (UMBANDA E CANDOMBLÉ) em Ituiutaba, Minas Gerais.

Formaram um pequeno grupo de estudos e trabalhos espirituais composto de 11 membros. Este grupo, por sua vez, deu origem em 23 de novembro de 2013 à primeira organização do Axé Olorigbin. Desde então, o grupo cresceu e necessitou de um espaço adequado para a realização das reuniões mediúnicas, culturais e sociais.

O grupo adquiriu, então, o terreno localizado na rua das Orquídeas, nº. 399, Residencial Cidade Jardim, em Ituiutaba, para que ali pudesse ser edificado o templo religioso e demais instalações da sede da Sociedade.

Atualmente, o grupo soma mais de 10 anos de dedicação a solidariedade, à caridade, à projetos de responsabilidade social e à difusão dos valores civilizatórios ancestrais apregoados pela Umbanda e pelo Candomblé.

Edição 1 (2024)

Sociedade Cultural e Religiosa Ilè Àse Tobi Babá Olorigbin

Anderson Pereira Portuguez é Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993); Pós-Graduado (Lato Sensu) em Educação Escolar pela Faculdade Espírito-Santense de Administração (1994); Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998); Doutor em Geografia Humana pela Universidad Complutense de Madrid (2010). Pesquisador experiente em estudos geográficos do Turismo; estratégias de desenvolvimento de base comunitária; turismo no espaço rural e estudos culturais/patrimoniais em lugares turistificados. Professor Adjunto I do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (Campus do Pontal - Ituiutaba/MG). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios em Turismo da Universidade Estadual do Ceará.