Biografias de mulheres roraimenses e imigrantes

Por Joelma F. Oliveira; Jacinta F. S. Rodrigues; Luciana S. Barros

Ciências Humanas E Sociais, Biografia e Testemunho, Biografia

Esta página foi vista 460 vezes desde 17/10/2021

A cultura de um povo, sua identidade, é forjada no dia a dia, no cotidiano, na rotina de seus cidadãos, que arregaçam as mangas e enfrentam a vida. A história de qualquer lugar pode ser contada de diferentes perspectivas. Neste livro nós trazemos uma composição bibliográfica feita por alunos sobre mulheres que contribuíram com o estado de Roraima.

Bem, você pode estar se perguntando: por que fazer um livro sobre as mulheres de Roraima? Primeiro vamos pensar que as mulheres ao longo da História tiveram grandes lutas, enfrentaram preconceitos, afirmaram seu lugar na sociedade, lograram presença no mercado de trabalho, exigiram seus direitos, conquistaram liberdades, galgaram o posto de ser quem elas desejam ser: profissionais, mães, esposas, teóricas, sindicalistas, solteiras, empresárias, parteiras, médicas, enfermeiras, mecânicas, presidenta, uma ou outra ou todas ao mesmo tempo.

Ainda assim, mesmo tendo superado muitas objeções e vivenciado muitas vitórias, a contemporaneidade nos mostra que muito ainda pode ser feito em relação às questões de gênero. Isso porque há ainda desigualdade. A mídia nos mostra diariamente problemas de desrespeito, violência, desprestígio para com a mulher.

A amostra de mulheres selecionadas para compor esse quadro de pesquisa, num quantitativo de 20 mulheres, oportuniza a divulgação de histórias de mulheres de Roraima, não somente as que desempenham atividades intelectuais, como no caso de professoras, pesquisadoras, políticas, mas outras mulheres, como lideranças indígenas, parteiras, feirantes, empresárias, líderes sindicais, integrantes de movimentos sociais, no intuito de mostrar a importância da participação delas nos diferentes âmbitos sociais. No que diz respeito à organização do livro, há um conjunto de 5 partes e 20 capítulos. Em cada um dos capítulos são apresentados uma foto de uma representativa mulher roraimense, um poema e sua correspondente biografia.

Edição 1 (2021)
Tipo de papel Couche 150g

Joelma F. Oliveira; Jacinta F. S. Rodrigues; Luciana S. Barros

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br