Bronquiolite Viral Aguda: Olhar Social e Práticas Clínicas

Por Aline Carla de Medeiros; Patrício Borges Maracajá (orgs)

Medicina Clínica, Saúde E Fitness, Medicina, Didáticos

Esta página foi vista 405 vezes desde 13/09/2023

A obra “Bronquiolite viral aguda: olhar social e práticas clínicas” é um livro de coletânea sobre uma doença que geralmente afeta crianças com menos de 2 (dois) anos de idade, o qual destina ênfase no diagnóstico e tratamento, bem como à atualização e perspectivas sobre o tema.

No primeiro capítulo, “Bronquiolite: causas, sintomas e tratamentos”, busca por um entendimento sobre as causas, sintomas e tratamentos da bronquiolite, sendo de extrema relevância para aprimorar a abordagem clínica e terapêutica, reduzindo assim a morbimortalidade associada a essa doença. Neste sentido, a disseminação do conhecimento sobre o tema é essencial para conscientizar pais, cuidadores e profissionais de saúde acerca da prevenção.

No segundo capítulo, “Epidemia de bronquiolite viral aguda: desafios e prevenção”, é uma revisão abrangente da literatura científica atualizada sobre a epidemia de bronquiolite viral aguda, abordando os principais desafios que a doença representa para a saúde pública e as estratégias de prevenção mais eficazes.

No terceiro capítulo, “Bronquiolite: estratégias para reduzir hospitalizações e melhorar os resultados”, almeja uma revisão abrangente e atualizada das estratégias de manejo clínico da bronquiolite, buscando abordar aspectos que visam reduzir a incidência de hospitalizações, melhorar a qualidade do atendimento e, consequentemente, os desfechos clínicos dos pacientes.

No quarto capítulo, “Avanços no diagnóstico e manejo da bronquiolite viral aguda”, são abordados tópicos relevantes, como as mais recentes diretrizes de diagnóstico, métodos de identificação dos vírus causadores, novas terapias farmacológicas e não farmacológicas, assim como estratégias de prevenção e intervenção precoce. Neste sentido, busca-se oferecer informações atualizadas para os profissionais de saúde, a fim de melhorar a qualidade do atendimento às crianças afetadas por essa condição.

No quinto capítulo, “O papel da ventilação respiratória invasiva e não invasiva na bronquiolite infantil”, serão examinados estudos relevantes e recentes que investigaram a aplicação dessas modalidades de suporte ventilatório, suas indicações, benefícios e limitações, bem como comparar os resultados obtidos com diferentes estratégias terapêuticas.

Por fim, no sexto capítulo, “Bronquiolite viral aguda: atualizações epidemiológicas e perspectivas futuras”, pretende apresentar uma análise da incidência global e regional da BVA, identificando possíveis tendências temporais e sazonais, bem como destacar as mudanças demográficas e comportamentais que podem afetar a disseminação dessas infecções virais.

Em consonância com as discussões e resultados traçados no decorrer de seis capítulos, esta obra de coletânea fornece uma abordagem didática de amplo interesse social e científico, propiciando uma rica oportunidade para a difusão de análises e debate entre pesquisadores e para a promoção de reflexões contemporâneas na temática da Bronquiolite Viral Aguda com base na concretude empírica da realidade brasileira.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Couche 150g

Aline Carla de Medeiros; Patrício Borges Maracajá (orgs)

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br