Moçambique: Agendas Temáticas

Por Elói Martins Senhoras; Amarildo Taquidir de Gussule (orgs)

Código do livro: 720745

África, Educação, Ciências Humanas E Sociais, Administração

Esta página foi vista 31 vezes desde 16/09/2024
Coloração

Nesta obra, os capítulos consolidam um espaço de comunicação de pesquisas desenvolvidas por autores moçambicanos que representam uma seleta comunidade epistêmica para pensar diferentes agendas temáticas do país e que de certo modo contribuem para o fortalecimento do campo da investigação em políticas públicas sobre Moçambique.

Constituído por onze capítulos, o presente livro foi estruturado em três eixos temáticos que correspondem aos núcleos de convergência multidisciplinar das diferentes pesquisas apresentadas, respectivamente identificadas por um conjunto de agendas focadas em estudos sociológicos, educacionais e de gestão no contexto de Moçambique.

Os dezesseis pesquisadores, envolvidos na construção destes onze capítulos, apresentam criteriosos estudos científicos sobre os mais variados recortes temáticos a partir de um enfoque multidisciplinar que se tornou uma força motriz relevante para refletir sobre Moçambique em suas distintas complexidades socioespaciais.

A complexidade existente no mundo material e do mundo das ideias é captada neste livro a partir de onze capítulos que compartilham a preocupação de apresentar os respectivos debates e análises temáticas a partir de um explícito rigor científico, sem perder a contextualização de um implícito ecletismo teórico-metodológico presente na obra como um todo.

O processo de estruturação desta obra foi realizado tendo o obetivo de estimular o espírito de reflexão e criticidade sobre o pensamento e a realidade material de Moçambique a partir de um esforço multidisciplinar e que se assenta em um espírito de fortalecimento dos espaços públicos de diálogo e leitura para um amplo público potencialmente interessado.

As discussões e resultados apresentados no presente livro, intitulado como “Moçambique: Agendas Temáticas” apontam não apenas a abertura para discussões sobre Moçambique que somente foi possível em função de um trabalho articulado a várias mãos por um conjunto de pesquisadores com distintas formações acadêmicas, origens institucionais e expertises profissionais.

A natureza exploratória, descritiva e explicativa dos estudos desta obra combina distintas abordagens qualitativas, recortes teóricos e procedimentos metodológicos de levantamento e análise de dados, corroborando assim para a apresentação de uma genuína agenda eclética de estudos sobre Moçambique e também para se refletir as a construção de possíveis políticas públicas.

Recomendada para um extenso número de leitores, esta obra traz relevantes reflexões sobre as agendas, sujeitos e instituições de Moçambique, as quais vão, potencialmente ao encontro do interesse, de tanto um público leigo não afeito a tecnicismos, quanto um público especializado de acadêmicos, profissionais, bem como de policymakers que tornam o país como foco de suas preocupações.

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Couche 150g

Elói Martins Senhoras; Amarildo Taquidir de Gussule (orgs)

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br