CONTRA O TEMPO

Por NEIRIBERTO SILVA DE FREITAS

Action & Adventure, Act, Artes, Administração

Esta página foi vista 48 vezes desde 18/10/2024
Este livro também está à venda em:
Espana

Título do Livro: "Contra o Tempo"

1. O Protagonista:

Nome: Miguel Sousa

Idade: 28 anos

Desporto: Corrida de fundo (maratonas)

Origem: Uma pequena vila na Serra da Estrela, Portugal

História Pessoal: Miguel cresceu numa família humilde, numa vila remota. Desde criança, sempre gostou de correr pelas montanhas e florestas ao redor da sua casa. Era conhecido como "o rapaz que corre com o vento" pelos habitantes da vila. Viu nas corridas uma forma de escapar das dificuldades da vida rural e um caminho para um futuro melhor. Aos 18 anos, mudou-se para Lisboa para treinar e seguir o sonho de se tornar um atleta profissional.

Personalidade: Determinado, resiliente, carismático, mas também teimoso e orgulhoso. Tem dificuldade em pedir ajuda e prefere lutar sozinho contra os seus problemas.

2. O Obstáculo Principal:

O Acidente: Durante uma maratona importante, Miguel sofre um acidente. Uma queda grave durante a corrida causa uma lesão séria na perna direita, que o deixa incapaz de correr por meses. Os médicos dizem-lhe que há uma possibilidade de nunca mais conseguir competir a nível profissional.

Impacto Emocional: A notícia é devastadora para Miguel. Ele entra numa fase de negação e tristeza profunda. Sente que tudo pelo qual lutou desmoronou e começa a afastar-se das pessoas que o apoiam. Os seus sonhos parecem inalcançáveis, e ele questiona o seu valor e identidade sem o desporto.

3. A Jornada de Recuperação:

Mentor Improvável: Durante as suas sessões de fisioterapia, Miguel conhece João Marques, um ex-campeão de ciclismo que teve de abandonar a carreira por causa de uma lesão. João tornou-se fisioterapeuta para ajudar outros atletas a enfrentar o que ele viveu. Ele reconhece o potencial em Miguel e decide ajudá-lo, não só a recuperar fisicamente, mas a encontrar a sua força interior.

Os Primeiros Passos: As sessões são dolorosas, física e emocionalmente. João desafia Miguel a olhar para além da dor e redescobrir a paixão pela corrida. Começam com pequenos exercícios, caminhadas curtas, e cada progresso é celebrado como uma vitória. João ensina Miguel a encontrar motivação dentro de si mesmo, e não apenas no desejo de competir.

4. Os Desafios:

Conflitos Internos: Miguel luta com o medo de falhar e o receio de não ser mais "o mesmo". Passa por momentos de dúvida, onde quase desiste da reabilitação. Estas partes da história mostram o lado mais humano e vulnerável do personagem.

Relação com a Família: A sua mãe, Dona Clara, uma mulher simples e forte, faz questão de lhe lembrar de onde ele veio e de todo o esforço que fez para chegar onde chegou. Ela visita-o frequentemente e relembra-lhe que ele sempre teve o espírito de lutador, mesmo quando criança. As conversas com a mãe trazem conforto e perspectiva.

5. O Clímax:

A Maratona de Lisboa: Após um ano de recuperação intensa, Miguel decide inscrever-se novamente na Maratona de Lisboa. É uma decisão ousada, pois ainda não está totalmente recuperado. Para ele, não se trata apenas de ganhar, mas de provar a si mesmo que é capaz de enfrentar os seus medos e superar os limites.

Momentos de Dúvida: Durante a corrida, sente dores na perna e quase decide parar. É então que se lembra das palavras de João e das memórias de correr livremente pela Serra da Estrela. O que era apenas uma competição torna-se uma celebração de cada pequena vitória que alcançou ao longo do caminho.

6. Desfecho Inspirador:

A Linha de Chegada: Miguel termina a corrida, não em primeiro lugar, mas com um sorriso no rosto. O público aplaude-o de pé, e ele percebe que a verdadeira vitória não estava na medalha, mas no caminho que percorreu para chegar ali. João, a mãe e os amigos que fez durante o processo de recuperação estão à sua espera na meta.

Mensagem Final: Miguel dá uma entrevista breve após a corrida, onde partilha a sua jornada. Ele fala sobre como aprendeu a abraçar as suas fragilidades e encontrar força nelas, e deixa uma mensagem inspiradora: "Não é a vitória que nos define, mas sim a coragem de nos levantarmos e tentarmos, mesmo quando o mundo nos diz para parar."

Excerto de Abertura do Livro:

Capítulo 1 - "O Rapaz Que Corria com o Vento"

Miguel estava sentado na varanda da velha casa de pedra, observando as montanhas que o viram crescer. A brisa fresca trazia-lhe memórias de quando corria pelos trilhos, livre e destemido. Ele fechou os olhos por um momento, tentando recordar a sensação de liberdade, mas a dor na perna trouxe-o de volta à realidade. "Já não sou o mesmo," pensou ele, enquanto apertava o punho. "Será que algum dia voltarei a ser?"

Era a pergunta que ecoava na sua mente todas as noites, desde o acidente. Mas algo dentro dele, uma chama quase apagada, recusava-se a desistir.

Edição 1 (2024)
Coloração Colorido
Tipo de papel Couche 90g

NEIRIBERTO SILVA DE FREITAS

Fui escolhido e nomeado, Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni- MG - Brasil; Pastor Líder da: Igrejadoespiritosantodedeus.com

Escritor; Jornalista Prático; desgn. Tenho Livros publicados e a venda no clube de Autores e Seus Parceiros. Também tenho livros publicados e a venda no Sistema KDP da Amazon Nasci na Fazenda,

Publiquei os meus primeiros Livros aos 39 anos de idade. Agradeço a Deus por ter me dado o Dom de escrever. Se alguém quiser usar alguns dos meus livros pra fazer Filmes, Novelas, Séries e Peças de teatro, tem minha autorização, por um cachê justo. Gosto muito de escrever compre e pague com Cartão e ou Pix e leia os meus livros 📚 vocês vão gostar.

Atenciosamente,

Gratidão, a Deus e a vocês: Meus

Leitores a família e amigos e ao Clube de Autores e seus parceiros.

Neiriberto Silva de Freitas.

Igreja do Espírito Santo de Deus : https://igrejadoespiritosantodedeus.com/