O objetivo geral desta pesquisa foi o de formular uma análise crítica das universidades privadas (observando as suas correspondências com a universidade pública) e do sistema de ensino universitário que se encontra voltado para o suporte às indústrias e às empresas comerciais. Apresenta-se considerações sobre a falta de compromisso da universidade privada com a educação, com os saberes, com a formação cultural, a acadêmica e, conseqüentemente, com a democracia.
Elabora-se um estudo sobre as diversidades das tendências pedagógicas liberais e progressistas e de sua aplicação na Educação Superior. Expõe-se mais detalhadamente sobre a Teoria Não-Crítica - As Pedagogias Liberais, a Teoria Crítico-Reprodutivista - Sem Propostas Pedagógicas e, finalmente, sobre a Teoria Crítica - As Pedagogias Progressistas.
Samyr M. de Vasconcellos, nascido no Rio de Janeiro, em 1954. É arquiteto e urbanista, padre. Pós-graduado em Esp. Docência do Ensino Superior pela UCAM/AVM, em Esp. Filosofia Moderna e Contemporânea pela UERJ, em Esp. Gestão Ambiental pela UGF e atualmente conclui o curso em Esp. Em Teologia pela UGF. É Vigário da Catedral de Sant’ Ana e Nsa. Sra. Menina, Sé Primacial da Igreja Católica Apostólica Brasileira – ICAB, no Rio de Janeiro. É autor de diversos livros.
Número de páginas | 130 |
Edição | 1 (2012) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Polen |
Idioma | Português |
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