Crônicas de um Investigador

Por Luís Fernando de Lima Júnior

Ciências Humanas E Sociais, Crimes Verídicos, Não Ficção, Assassinato, Criminologia, Morte & Morrer

Esta página foi vista 1999 vezes desde 01/07/2020

A investigação policial é antes de tudo uma atividade técnica, alicerçada na produção e construção de conhecimento a respeito de fatos e pessoas, com a finalidade exclusiva de oferecer instrução processual, por meio de relatórios escritos.

Naturalmente, isso exige capacitação técnica para levantar as informações e discernimento para compreendê-las e transformá-las em conhecimento, além de habilidade escrita para colocar no papel de forma clara uma explicação sobre os fatos, circunstâncias e pessoas envolvidas.

Crônicas de um Investigador nos conta um pouco dessas investigações policiais, a partir do relato de casos reais esclarecidos pela Equipe de Homicídios da Delegacia de Investigações Gerais de São José dos Campos.

Com uma média anual de 80 casos, em 2016, nossa equipe conseguiu esclarecer 70% dos homicídios, mesmo com a falta de efetivo e a precaridade de condições estrangulam os trabalhos de investigação.

“Nosso dia começa quando os seus terminam”. Um lema macabro, mas muito apropriado, já que no empenho e a dedicação dos sete integrantes da equipe foi o fator decisivo para se atingir esses números e superar a média estadual de 42%.

ISBN 978-65-000-4808-7
Edição 1 (2020)
Tipo de papel Polen

Luís Fernando de Lima Júnior

[…] é um Investigador de Polícia no Estado de São Paulo, com formação em História e Direito, e especialização em Política e Sociedade no Brasil Contemporâneo. Em sua trajetória, foi 3º Sargento do Exército Brasileiro e Professor de Educação Básica da Rede Pública. Desde 2012, quando iniciou sua carreira como policial, foi responsável por diversas prisões, incluindo algumas de pessoas ligadas à Organização Criminosa do PCC (Primeiro Comando da Capital). No absurdo de sua realidade, o autor procura demonstrar, de maneira clara e em linguagem acessível, o tamanho do desafio que é combater o crime no Brasil.

[…] es un Investigador de la Policía en el Estado de São Paulo, con formación en Historia y Derecho, y especialización en Política y Sociedad en el Brasil Contemporáneo. En su trayectoria, fue 3er Sargento del Ejército Brasileño y Profesor de Educación Básica en la Red Pública. Desde 2012, cuando comenzó su carrera como policía, ha sido responsable de numerosas detenciones, incluidas algunas de personas vinculadas a la Organización Criminal del PCC (Primer Comando de la Capital). En el absurdo de su realidad, el autor busca demostrar, de manera clara y en un lenguaje accesible, el tamaño del desafío que implica combatir el crimen en Brasil.

[…] is a Police Investigator (Detective) in the state of São Paulo, with a background in History and Law, and specialization in Politics and Society in Contemporary Brazil. In his career, he served as a 3rd Sergeant in the Brazilian Army and as a Basic Education Teacher in the Public School System. Since 2012, when he began his career as a police officer, he has been responsible for numerous arrests, including some of individuals linked to the PCC (First Command of the Capital) Criminal Organization. In the absurdity of his reality, the author seeks to demonstrate, in a clear and accessible language, the magnitude of the challenge of combating crime in Brazil.