Original
Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro Dendeicultura e dinâmicas territoriais do espaço rural na amazônia paraense (vol. II)

Por: João Santos Nahum e Cleison Bastos dos Santos (Org.) Denunciar

Ajaxloader
de
R$ 35,83
por
R$ 31,28

Sinopse

Desde 2008 o Grupo de Pesquisas Dinâmicas Territoriais do Espaço Rural na Amazônia (GDEA) analisa as dinâmicas territoriais dendeicultoras na Amazônia paraense. Nesses dez anos realizamos inúmeros trabalhos de campo que se traduziram artigos, livros, capítulos de livros, resumos de anais de eventos, teses de doutorado, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e planos de trabalho de iniciação científica. Elaborações que privilegiam processos espaciais desencadeados na microrregião de Tomé-açu, sobretudo no espaço rural dos municípios de Moju, Acará, Tailândia, Tomé-açu e Concórdia do Pará.

Construímos um conjunto de hipóteses de trabalho metodologicamente fundadas na proposição do território usado. Partimos do entendimento que a dendeicultura não é a panaceia para os problemas históricos e estruturais que estão enraizados no espaço rural da Amazônia paraense, tal como propõem os discursos oriundos do Estado; tampouco a concentração de terra, os conflitos no campo, os problemas ambientais, dentre outros, têm sua origem na dendeicultura como advogam alguns. Longe disso, a intepretação do processo deve ser apreendida considerando-se quem são seus promotores, quem ganha, o quê e quem perde o quê. De modo que, tão importante quanto ressaltar as vantagens comparativas e competitivas em termos de rentabilidade econômica, balanço energético para biodiesel, geração de emprego, dentre outras, é perguntar quem usufrui desses recursos, ou seja, quem faz uso do território, como, porque e para quê.

Nossas pesquisas assumiram forma de monografias de conclusão de curso, plano de trabalho de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Nos encontros de área os resultados foram expostos, debatidos, requalificados e sintetizados em artigos, capítulos de livro e livro. Foi assim que em 2014 alguns textos foram agrupados no livro Dendeicultura e dinâmicas territoriais do espaço agrário na Amazônia paraense I. Entendíamos que estávamos diante de um projeto de folego para décadas. E eis que agora oferecemos ao público o Dendeicultura e dinâmicas territoriais do espaço rural na Amazônia paraense, vol. II, que agrupa textos previamente qualificados por corpo editorial de períodos indexados pelo Qualis Capes de precedidos de um inédito.

Categorias: Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais
Palavras-chave: agrária, amazônia, dendeicultura, espaço, geografia, na, rural

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 250

Edição: 1(2018)

ISBN: 9788595350793

Formato: A5 (148x210)

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
João Santos Nahum e Cleison Bastos dos Santos (Org.)

autor é mojuense formado em Geografia pela Universidade Federal do Pará. Especalista em Geografia da Amazônia pela Fibra - Faculdade Integrada Brasil Amazonia. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (PPGEO). Participou de intercâmbio Acadêmico na USP/SP pelo PROCADCASADINHO entre a UFPA e a USP, em 2013. Pesquisador do Grupo de Pesquisa GDEA Dinâmicas Territoriais do Espaço Agrário da Amazônia- Professor efetivo de geografia da rede pública municipal e estadual.


Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"O Clube de Autores tem me proporcionado uma grande oportunidade! A divulgação e a oportunidade que oferece ao leitor de adquirir a nossas obras no conforto de sua casa é espetacular! Sem falar na qualidade do material e o fato de não precisar de tiragem mínima para confecção do livro. Por fim, ..."

Cristiano Rocha

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700