Descubra como a Escatologia tem contribuído com à Prevenção ao Suicídio.

Por Elias do Amaral Viana

Teologia, Oração, Ciências da Religião

Esta página foi vista 1329 vezes desde 29/09/2023

Descubra como a Escatologia tem contribuído com à Prevenção ao Suicídio.

Eufrázio Lisboa dos Santos,

Campos dos Goytacazes, 27 de setembro de 2023.

Pastor Elias do Amaral Viana, o que mais falar sobre este homem de Deus! Tendo lançado livros em português, inglês, chinês, francês, espanhol, Alemão e Russo. Ser humano incrível! Me recordo quando cheguei na Primeira Igreja Batista em Farol de São Thomé, Campos dos Goytacazes – RJ, com a cabeça toda desarrumada, pois vinha de uma doutrina que pregava a reencarnação. Fui orientado por este grande homem a me matricular no curso da escola de líderes (CEFOL), do Seminário Batista de Campos dos Goytacazes. Onde pude colocar meus pensamentos em ordem. Depois passei pelas águas do Batismo, passando a fazer parte do corpo de Cristo, tendo como Pastor o referido acima, a vida segue seu rumo! Mas não satisfeito conclui o Curso de Teologia a distância, onde fui mais me interessando pelo Evangelho, mas a vida tem seus reveses! Perdi meu sogro, foi um grande baque. Me veio uma dor imensa, apesar de todo apoio, não teve jeito: desenvolvi um quadro depressivo, passei a não sair do quarto, não comer, me isolei de tudo e de todos, isso por um período de trinta dias. Foi quando me surgia a seguinte pergunta:

POR QUE VALE A PENA VIVER?

Comecei a meditar nesta pergunta, pois olhava para minha filha e esposa e pensava: se eu morrer elas sobrevivem sem problema algum, inspiração maligna. Então percebi que a vida tem seus sentidos, eu não poderia ter este tipo de pensamento, foi quando com muito esforço comecei a meditar na Palavra de DEUS e pensando em pessoas que estão com problemas graves de depressão, por exemplo: pode-se dizer que elas estão com problemas escatológicos, pois não estão tendo condições de enxergar com uma perspectiva de presente qual será o seu fim. É quando se olha para o presente ou para o fim e não se tem mais esse motor. Independente, de ser cristã ou não, todo processo depressivo passa necessariamente por uma revisão de percepção Escatológica. O termo dessa palavra vem de eschaton (do grego), que significa “as últimas coisas”. Falamos que a essência de uma boa Escatologia é produzir esperança. E então a Escatologia surge, não por um movimento de desconfiança, mas porque o depressivo começa a perceber que alguma coisa está quebrada, a vida está difícil. Por conta disso, agora é preciso ter um combustível, uma motivação, um empenho, um motor que faça com que esse indivíduo olhe para frente, mesmo com situações adversas. A Escatologia, portanto, nasce a partir de uma percepção, de quando o indivíduo percebe que existe algo difícil atrapalhando o fluxo da vida. A partir dessa percepção, o indivíduo precisa, então, de um combustível, de um motor, de algo que o motive, trazendo esperança para se continuar a viver. A Escatologia é também um olhar para as coisas que estão acontecendo e que alavanca para o futuro, dando uma expectativa. De uma certa forma ela tenta responder a uma questão muito importante do ser humano: “Por que vale a pena viver?” A Escatologia bíblica, então, nos ensina porque vale a pena viver. Ela é capaz de nos dar essas respostas, porque fundamenta o motivo da nossa esperança e a direção da nossa vida, apesar de qualquer circunstância. Precisamos entender que esse pensamento escatológico não é uma exclusividade do pensamento cristão ou judaico. Você irá perceber que existem diversas correntes de pensamentos, culturas e religiões que desenvolvem um pensamento ou uma ideia a fim de tentar nortear ou responder a essa mesma questão – esse motivo de esperança ou a falta dela, sempre buscando responder se vale a pena viver e o que motiva o homem a isso. Tenho certeza de que este livro trará acalanto as nossas almas, pois vai nos mostrar que vale a pena viver quando temos uma vida frutífera aguardando a volta do nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Hebreus 9:27.

Edição 1 (2023)

Elias do Amaral Viana

Já sou Autor independente, tenho livros lançado em Português, Inglês pelo Clube dos Autores e livros lançados em Português, Inglês e Chinês na Amazon. Tenho PDF lançados pela Hotmart.

Sou Pastor Batista, Mestre em Divindade e Pós em Ciência da Religião. 42 anos, casado com a Pedagoga Gisele Almeida da Silva Viana. Pai de dois filhos: João Gabriel Almeida da Silva Viana e Davi Almeida da Silva Viana.

Meu primeiro livro foi Alberto Ribeiro Lamego "Gente da Gente"

Hoje, 14/06/2020, já tenho alguns livros publicados.

Publicações relacionadas