Entendemos a educação do campo para além de um processo de escolarização, os educadores mais que professores, e os educandos mais que meros alunos, são protagonistas de histórias e vidas, nesse contexto de valorização de sujeitos e ambientes é possível construir uma pedagogia onde haja interação educadores + educandos + território, onde um fortalece em um processo de coexistência.
Os debates em torno da Educação do Campo, para o Campo e no Campo carece de aprofundamentos, de pensamento crítico, de políticas públicas, para que possamos construir uma sociedade justa e igualitária, revertendo e minimizando as problemáticas visualizadas hoje.
Diante de todos os problemas que a Educação no Campo enfrenta, percebemos que o desafio é grande e os estudos nesta área nos mostram algumas perspectivas no sentido de construir um novo caminho para o Campo, logo, a obra Educação do/no campo: demandas da contemporaneidade e reflexões sobre a práxis docente, organizada pelos professores Ricardo Santos de Almeida e Maria Aparecida Vieira de Melo nos mostra que além de uma oportunidade de conhecer as diversas realidades do campo, é um dever histórico acessar esses saberes, que aliado a grande competência dos autores se torna leitura obrigatória.
Ivanio Folmer
Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria
Santa Maria/RS, 2018.
| ISBN | 9788544807187 | 
| Número de páginas | 142 | 
| Edição | 1 (2018) | 
| Formato | A5 (148x210) | 
| Acabamento | Brochura c/ orelha | 
| Coloração | Preto e branco | 
| Tipo de papel | Offset 75g | 
| Idioma | Português | 
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