Em busca do reconhecimento

A inclusão social e profissional dos catadores de materiais recicláveis na Paraíba a partir da Lei 12.305/10

Por Hérika Juliana Linhares Maia

Regras Do Tribunal, Regional, Planejamento Regional, Afirmações, Direito, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 84 vezes desde 24/07/2024

Este livro explora a dinâmica contemporânea de consumo, que tem a busca pelo bem-estar atrelada à aquisição de produtos e serviços. Tal contexto, enraizado no sistema capitalista, promove um comportamento egocêntrico e indiferente ao meio ambiente. A obra propõe uma mudança de paradigma da "civilização do ter" para a "civilização do ser", ressaltando a necessidade urgente de cuidados ambientais e uma nova ética de consumo sustentável.

Os desafios socioambientais, como a geração excessiva de resíduos sólidos, são destacados através da análise das atividades dos catadores de materiais recicláveis. Esses trabalhadores, muitas vezes marginalizados, desempenham um papel crucial na gestão de resíduos, evitando o desperdício de recursos naturais e contribuindo para a economia circular. A precariedade das condições de trabalho e a falta de reconhecimento público refletem a ineficácia das políticas públicas e a desigualdade socioeconômica, tanto no Brasil quanto em outros países, como os Estados Unidos.

A pesquisa apresentada na obra, baseada em dados de diversas fontes e focada no estado da Paraíba, demonstra a importância da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A implementação da PNRS visa não apenas à proteção ambiental, mas também à inclusão social e valorização dos catadores. Com exemplos práticos de associações e cooperativas, o livro ilustra como a gestão integrada de resíduos sólidos pode promover benefícios ambientais, econômicos e sociais, além de fundamentar novas políticas públicas voltadas à sustentabilidade e ao reconhecimento profissional desses trabalhadores essenciais.

Edição 1 (2024)

Hérika Juliana Linhares Maia

Somos uma editora acadêmica especializada em livros de ciências sociais aplicadas e ciências humanas. Atuamos no mercado desde 2017. com atendimento personalizado para autores

Editora Meraki: www.editorameraki.com