Empreendedorismo, Formação e Inovação Tecnológica em Instituições de Ensino Superior

Por Patricia Borba V Guimarães.Marcelo R Caricio. Edmilson Lima. Magnus L. Emmendoerfer

Administração, Desenvolvimento Humano, Educação, Adultos E Educação Continuada, Educação / Administração, Universidade

Esta página foi vista 1470 vezes desde 26/06/2020

Neste oitavo volume da Série Inovação no Setor Público, uma produção acadêmica nascida no Programa de Pós-graduação em Gestão de Processos Institucionais (PPGPI), curso de Mestrado Profissional, foi trabalhada uma identidade comum em torno do empreendedorismo, que representa uma das mais relevantes bases da educação para o desenvolvimento nacional. A coletânea apresenta textos que trazem esta temática como eixo central, em variadas abordagens, com foco na formação empreendedora no ensino superior e técnico, valorizando esta iniciativa a partir de experiências originadas no setor público. Neste volume, a presença de trabalhos convidados de várias instituições nacionais e internacionais, abrilhantam o livro e dão amostras do potencial de expansão e inserção social do PPGPI. Merecem destaque o prefácio, pelo Prof. Louis-Jacques Filion, da HEC Montreal e posfácio do professor Soumodip Sarkar, da Universidade de Évora, Portugal, grandes autoridades na temática. O professor Filion é emérito da HEC Montreal, Canadá, onde foi titular. De 1995 a 2016, foi responsável pela Cátedra de Empreendedorismo Rogers-J.-A. Bombardier na mesma instituição. Recebeu numerosos prêmios e reconhecimentos, inclusive no Brasil. Um deles é a mais alta distinção do ICSB, o Wilford White Fellow, por suas contribuições para o avanço do empreendedorismo no mundo. Tem mais de uma centena de publicações, dentre as quais, cerca de vinte livros. Já o Professor Sarkar é Professor Catedrático do Departamento de Gestão da Universidade de Évora (UE), Portugal e pesquisador do CEFAGE-UE. Atualmente, é vice-reitor da UE e presidente executivo do Parque de Ciência e Tecnologia da região (PACT). É associado (não residente) do Asia Center da Harvard University. Presidente da equipe de avaliação externa da Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), na área de Administração. Internacionalmente, ele faz parte da equipe de credenciamento da Central and East European Management Development Association (CEEMAN). Seus interesses atuais de pesquisa incluem inovação social, empreendedorismo e sustentabilidade. Sua pesquisa recente foi publicada em periódicos de alto impacto. Ele publicou quatro livros sobre empreendedorismo e inovação e seu livro mais recente, EntreSutra, foi publicado pela Bloomsbury em 2018. Possui produções com repercussão na mídia nacional e internacional, incluindo o Economist e BBC.

ISBN 978-65-551-3047-8
Edição 1 (2020)

DINOVA PESQUISA E EDIÇÃO CIENTÍFICA

Uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Direito, Desenvolvimento e Inovação, ativo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Mais publicações dessa editora