ENTRE O BOM E O BEM COMO ESCOLHO VIVER

Em tudo amar e servir para maior glória de Deus

Por saluar antonio magni

Bíblia, Vida Cristã, Teologia, Religião

Esta página foi vista 304 vezes desde 05/02/2022
Coloração

O tema central deste livro sobre “entre o bom e o bem como escolho viver”, traz uma reflexão: Temos amado e servido o próximo? Ou apenas amamos e servimos a nós mesmos? Hoje, o mundo contemporâneo apresenta-se como sábio, repleto de muitos horizontes, porém, reconhece apenas alguns caminhos: comodidade, individualismo, consumismo, egoísmo, etc. Em consequência, nota-se que o homem busca preencher o vazio existente em seu interior com superficialidades. O Papa Francisco diz: “O grande risco do mundo atual e suas ofertas de consumo é a tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, na busca desordenada dos prazeres superficiais”. Veremos no desenrolar deste tema, que Santo Inácio de Loyola deixou seu exemplo: entregou-se de corpo e alma a serviço da Igreja. Desapegado das glórias humanas, colocou sua confiança unicamente em Deus, pois sabia que Ele era o único meio que preencheria o vazio do seu coração. Também sabia que, por mais que o homem se esforçasse, sem Deus nada poderia realizar. Por toda sua vida buscou essa experiência, por isso nasceu em seu coração o anseio de “amar e servir”. Dizia: “Sair do próprio amor para abraçar o amor de Cristo é o processo que leva o homem a sair do próprio eu e abandonar-se ao Pai”. Também meditaremos que, em conformidade, a Exortação Apostólica, Evangelli Gaudium – A Alegria do Evangelho, do Papa Francisco, surge como oportunidade para que o leitor se volte ao “essencial” da vida. Seus textos mobilizam o coração diante das mazelas provocadas pela sociedade contemporânea. Sensível ao contexto atual, o Papa Francisco propõe uma Igreja em saída. “Prefiro uma Igreja acidentada por ter saído pelas estradas à uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”. As narrativas vêm ao encontro dos desafios da sociedade atual. Buscando conhecer qual é o sentido de nossa vida, iremos buscar nos filósofos, principalmente São Tomás de Aquino que nos mostra que o que move o ser humano, a força que nos impele a ação é “realizar o bem Para nos ajudar no caminho rumo à eternidade, vamos a que enraíza-se na experiência de Santo Inácio e nos seus Exercícios Espirituais. O autor saluar antonio magni é leigo da Igreja Católica, formado em administração, economia e possui curso superior de religião pela Arquidiocese de Aparecida. Atualmente é oficial reformado da Aeronáutica. Além de do ministério da Palavra é coordenador do setor pré-matrimonial da pastoral familiar e orientador e acompanhante dos exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola.

Edição 1 (2022)
Acabamento Espiral c/ acetato