Epistemologias das Religiões Afro-brasileiras

Por Marcelo Gil da Silva

Sociologia Da Religião, Antropologia, Religião, Ciências Humanas E Sociais, Ciências da Religião

Esta página foi vista 285 vezes desde 22/12/2022

O presente livro é uma reflexão originária a partir da disciplina “Epistemologias das Religiões Afro-Brasileiras”, ministrada pelo Prof. Dr. Mario Teixeira de Sá Junior, inserida no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A citação de diversos autores foi essencial para a construção de um entendimento geral, não apenas religioso, mas para uma compreensão da sociedade brasileira e como ela vem se moldando a partir do Século XIX. Tal compreensão social, abrangendo aspectos políticos, econômicos e religiosos que nos levam a interpretar um pouco mais da história e cultura brasileira, especialmente citando um olhar marxista, quando da necessidade de expor marginalizados e as diferenças de classes, como a busca de uma libertação e a procura por quem mostra um possível caminho à mesma. Coloco um tempero de minhas experiências e um olhar de meu conhecimento também na área teológica.

Edição 1 (2023)

Marcelo Gil da Silva

Guia de Turismo Regional e Especializado em Atrativo Natural desde 1995, atuando em Mato Grosso do Sul, especialmente em Bonito e região (Serra da Bodoquena) e Pantanal;

Pós-graduando em Filosofia, Sociologia e Ciências Sociais (Faculdade Iguaçu, FI, Brasil) - 2022;

Pós-graduando em Arqueologia e Patrimônio (Faculdade Iguaçu, FI, Brasil) - 2022;

Pós-graduando em Ciências Políticas (Faculdade Iguaçu, FI, Brasil) - 2022;

Extensão Universitária em Evolução Geológica da Serra da Bodoquena para Guias de Turismo (Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo, USP) - 2021;

Graduado em Teologia (Centro Universitário da Grande Dourados, UNIGRAN, Brasil) - 2013-2015;

Estudioso de História em seus diversos períodos, inclusive o período da conquista europeia no continente americano até os dias atuais, considerando o Brasil espanhol;

Conhecimento de aspectos geológicos, biológicos, econômicos, antropológicos (cultura indígena).

Guia de Turismo: www.guiadeturismo.tur.br