A dialética é o método de pesquisa que ensina pensar sobre as coisas como elas são, não como desejássemos que elas fossem. A sensação, o conceito, as idéias, as teorias sobre os fatos da realidade, são respostas subjetivas a seus estímulos. Respostas que não os representam em sua integralidade. As coisas, em si, é que se auto-representam em sua totalidade. Desse modo, não são as idéias que representam a essência dos fenômenos, mas os fenômenos que dão as condições para estabelecer a lógica das idéias. Daí, ser a realidade a variável anterior ao pensamento, estimulando o pesquisador a garimpar e lapidar o conhecimento, dela dependente.
A filosofia, a ciência, a tecnologia, a arte, então, são apenas funções tautológicas, teorias nascentes da materialidade objetiva que induz a genial idade do homo sapiens, à criação do saber humano. Então, é esse embate reflexivo entre o homem, a natureza e a sociedade, entre o fato e a idéia, isto é, entre a prática e a teoria que conduz o filósofo à lógica dialética. Método de pesquisa para sondagem e explicação das leis imanentes à realidade; leis que comandam e
determinam as mudanças de todos agregados materiais e imateriais do universo em constante e absoluta transformação.
Este texto, de forma sucinta e em sentenças simples, concatenadas, expressa as leis gerais da dialética, mostrando, amiudada mente, suas verificações práticas tanto na natureza como na sociedade. Leis que, em conjunto, materializam o método dialético de investigação dessas realidades em constante movimento e evolução, como fio condutor para o advento do pensamento investigativo. Não do pensamento como fio catalizador da realidade. Portanto, o texto elege o princípio de que não é o movimento das idéias que determina as transformações da realidade, mas a realidade em movimento e evolução que estabelece o desenvolvimento das idéias.
Em linguagem simples, direta e objetiva, porque em sentenças lógicas e racionais, o texto é redigido. Didática que facilita a compreensão do pesquisador incipiente, objetivando torná-lo consciente pelo desenvolvimento de suas idéias como instrumento de investigação.
Por tudo isto, esta obra é indicada para todos os níveis de ensino. Desde os cursos fundamental e médio, aos cursos de graduação e pós-graduação. Ademais, dada a objetividade com que é colocada a matéria, torna-se, plenamente, acessível aos operá-rios e camponeses, sem-teto, sem-terra, sem-nada,considerando-se a multiplicidade dos exemplos elucidativos da questão, facilitando o entendimento do texto.
ISBN | 9788575395462 |
Número de páginas | 118 |
Edição | 1 (2010) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Couche 150g |
Idioma | Português |
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