EXPLORANDO A RELEVÂNCIA DA CONVENÇÃO 169 DA OIT NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS BRASILEIRAS

uma avaliação à luz do conceito de “povos tribais”

Por PAULO HENRIQUE AMERICO LUCINDO

Estudo Das Minorias, Discriminação, Direito, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 156 vezes desde 10/11/2023

O presente livro tem como objetivo a investigação da problemática relacionada à terminologia "povos tribais" presente na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), promulgada em 1989. Este estudo visa analisar como o termo se aplica às comunidades quilombolas brasileiras, que são reconhecidas como comunidades tradicionais, detentoras de uma identidade étnica distinta em relação à sociedade em geral, conforme estabelecido em diversos atos normativos. A relevância dessa análise reside no fato de que a Convenção em questão trata de direitos fundamentais, e, no contexto contemporâneo, é crucial buscar medidas justas para adaptar o sistema normativo dos direitos fundamentais à realidade atual, com especial atenção às minorias que diariamente lutam por seus direitos legítimos.

ISBN 978-65-266-1110-4
Edição 1 (2023)