Exu Moleque

Por AUGUSTO VASCONCELOS NETO

Oculto, Inspiracional & Religioso, Filosofia / Religião, Corpo, Mente E Espírito, Ciências Humanas E Sociais, Ciências da Religião

Esta página foi vista 107 vezes desde 03/08/2024

"Exu Moleque" é o nome deste trabalho fantástico de pesquisa sobre a alma infantil. A espiritualidade não apenas das crianças desencarnadas, ou da representação da infância no universo da religiosidade popular, mas também daquela criança esquecida dentro de todos nós. É com prazer que convidamos a todos aqueles que sentem que precisam desenvolver essa criança interna a embarcar na aventura destas páginas. Jesus, quando andou pela terra, pediu que não impedissem os pequeninos de vir até Ele. “Deixai vir a mim os pequeninos, pois deles é o Reino dos Céus”. Façamos então esse caminho desimpedido juntos pelas páginas dessa obra. A história de exu-mirim é apresentada como um relato e um estudo nunca antes considerado de que talvez exu-mirim não fosse uma criança e sim um termo relativo a "exu-moleque" que seria uma corruptela da palavra "Exu-Moloque" e deste modo se referiria não a uma criança traquinas e sim à divindade bíblica cananéia conhecida como Moloque. O texto dessa parte está dividido segundo as descrições de como era a aparência da estátua ou imagem de Moloque, feita de metal fundido, com uma boca imensa que serviria de abertura para se colocar as crianças em seus braços, içadas para a fornalha existente em seu interior e então sacrificadas ao fogo. Deste modo então o termo "exu-mirim" se refere a uma geração ou família de crianças sacrificadas ao fogo, muitas enquanto eram bebês de colo e que por isso mesmo suas almas chorosas clamam por vingança e justiça. Deste modo é por isso que especialmente exu-mirim gosta de oferendas de cachaça adoçada com mel, um cigarro refinado e uma oferenda de cará, inhame ou mandioca com dendê. Se não atendido pode nos atemorizar e aterrorizar seus devedores com a lembrança dos terrores da infância.

Edição 1 (2024)
Coloração Colorido