General Flamarion Barreto Lima

Por Flamarion Barreto Lima

História E Mapas, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 23 vezes desde 25/06/2024

LUÍS FLAMARION BARRETO LIMA (Sobral/CE, 19 de outubro de 1912 – Rio de Janeiro/RJ, 16 de janeiro de 1973). Eram seus pais o comerciante Francisco das Chagas Barreto Lima e a senhora Maria Cesarina Lopes Barreto. Em 1934, casa-se com a Sra. Neuza de Oliveira Lopes, com quem teve 5 filhos. Inicia os estudos primários em Sobral, logo depois ingressando no Colégio Militar de Fortaleza donde conclui os estudos ginasiais, com louvor. Posteriormente, ingressa na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, iniciando assim sua longa e célebre carreira militar, chegando ao posto de General de Brigada. Dentre suas homenagens, recebeu a Comenda Santos Dumont, além de nominar o Tiro de Guerra de sua cidade natal. Era professor da Escola Superior de Guerra – ESG, da Escola de Preparação de Cadetes do Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, compôs a Comissão Diretora da Biblioteca Militar vinculado ao Ministério da Guerra e foi patrono da Cadeira Nº 45, da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – AHMTB e da cadeira Nº 113 do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil - IGHMB. Publicou, ainda, vários livros sobre aspectos históricos, geográficos, antropológicos, psíquicos e humanos do Brasil, América Latina e EUA, além de elaborar Almanaque sobre História Militar, inclusive, tais escritos, compondo parte da famosa Enciclopédia Larousse. Muitos desses exemplares podem ser encontrados em bibliotecas na maioria das universidades americanas tais como a Yale University Library além da New York Public Library System e da maior biblioteca do mundo a Library of Congress em Washington, D.C.

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Polen

Flamarion Barreto Lima

SAULO BARRETO Lima Fernandes é natural de Teresina/PI tendo nascido em maio do ano de 1983. De hábitos simples gosta de correr, assistir documentários, ouvir música clássica barroca e aprecia uma boa macarronada à carbonara. Reside, atualmente, na ilha de São Luís no Maranhão onde bacharelou-se em Direito, pela Universidade CEUMA, tendo sido aprovado no XXI Exame de Ordem. Anos depois, torna-se também, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política) pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e Técnico em Transações Imobiliárias – TTI pela CENFORP/MA. Concluiu, ainda, presencialmente, em 2018, o Curso Cristão RHEMA - Centro de Treinamento Bíblico (2 anos). Amante do conhecimento e cônscio de que nada sabe, cursa atualmente o 3° período do curso de História na Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Iniciou sua vida pública estagiando e trabalhando na Secretaria Municipal de Educação de São Luís - SEMED e hoje atua fazendo parte do quadro público federal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Recentemente, alguns de seus livros foram aceitos para compor o acervo da Biblioteca Nacional de Portugal, além de ser um dos agraciados com a “Medalha 180 anos Brigadeiro Tibúrcio”. Saulo já configurou como organizador, autor e coautor em mais de uma dezena de obras. 1° Secretário da Sociedade de Cultura Latina do Maranhão - SCL/MA, atualmente é um dos grandes estudiosos e responsáveis pelo resgate e reedições das obras de seu mais ilustre consanguíneo - o poeta crateuense José Coriolano (1829 - 1869). No prelo, organiza e comenta um livro de prosa com mais 6 poesias inéditas do referido poeta.