GESTÃO LIDERANÇA & CONTEXTO ESCOLAR

equipe diretiva, trabalho colaborativo, cultura organizacional

Por Patrícia Rodrigues da Silva

Educadores, Educação / Administração, Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento, Educação, Desenvolvimento Humano, Administração

Esta página foi vista 39 vezes desde 21/06/2024

"Gestão, Liderança e Contexto Escolar" é o primeiro volume de uma série desenvolvida pela Profa. Patrícia Rodrigues, PhD, voltada para a formação de gestores escolares. O livro é fruto de mais de 20 anos de estudo, pesquisa e experiência da autora como professora e pesquisadora em cursos de graduação e pós-graduação.

Nesta obra, a autora aborda a gestão escolar sob uma perspectiva estratégica e humanizada, focando em melhorar as relações interpessoais dentro da escola e potencializar os resultados educacionais. O livro diferencia e relaciona os conceitos de gestão e liderança, destacando a importância de ambos no contexto escolar. A gestão é tratada como um conjunto de processos articulados para alcançar eficiência e eficácia, enquanto a liderança é vista como a capacidade de influenciar e conduzir pessoas para comportamentos favoráveis ao ambiente escolar.

O livro também explora a cultura organizacional e a cultura escolar, propondo um modelo de gestão colaborativa como caminho para a construção de uma gestão democrática e eficaz na escola. A promoção do trabalho colaborativo é destacada como essencial para engajar a comunidade escolar e promover uma educação de qualidade.

A autora compartilha seus conhecimentos e práticas acumulados ao longo de sua carreira, oferecendo aos leitores um guia prático e inspirador que visa fortalecer suas habilidades de liderança e gestão, criando um ambiente escolar mais harmonioso e eficiente .

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Polen

Patrícia Rodrigues da Silva

Olá! Eu sou a Dra. Patrícia, apaixonada por educação e com uma trajetória que reflete esse compromisso. Tenho doutorado e pós-doutorado em Educação, e há mais de 20 anos me dedico à formação de gestores escolares. Minha missão é promover uma gestão humanizada e estratégica, acreditando firmemente no potencial transformador da educação.

Ao longo dos anos, tive a honra de trabalhar com diversos profissionais da área, ajudando-os a desenvolver práticas que valorizam tanto o desempenho acadêmico quanto o bem-estar de todos os envolvidos no ambiente escolar. Acredito que, ao fomentar líderes educacionais mais conscientes e preparados, podemos transformar escolas e, consequentemente, a sociedade.

Escrever e compartilhar minhas experiências e conhecimentos tem sido uma das minhas maiores paixões. Em meus livros, procuro oferecer insights práticos e teorias inovadoras que auxiliem gestores escolares a enfrentar os desafios do século XXI de maneira eficaz e empática.

Quando não estou escrevendo ou ministrando palestras, gosto de dedicar meu tempo a mentorias e consultorias, buscando sempre novas formas de impactar positivamente o cenário educacional. Acredito profundamente que a educação tem o poder de mudar vidas e comunidades, e essa crença é o que motiva todo o meu trabalho.

Conte comigo para superar desafios na gestão escolar!