HERÁCLITO

Da Harmonia não aparente, que em Natureza ama ocultar-se

Por Ricardo Gonçalves

Metafísica, Filosofia / Religião, Epistemologia, Filosofia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 541 vezes desde 18/06/2023

Heráclito de Éfeso, filósofo do século VI a.C., defendia a noção de todas as coisas estarem em constante devir. Segundo ele, a Natureza (Fluente) é caracterizada por conter em si o processo de geração e corrupção, sem, entretanto, deixar de manter-se a unidade desses dois momentos. De fato, não existem nascimento e morte, e sim a passagem de um momento a outro da existência. Há uma harmonia de tensões opostas, imperceptível à maioria dos homens, desprovidos de inteligência para compreenderem processo tão refinado. O homem sábio consegue perceber a unidade subjacente ao devir de todas as coisas, além de compreender haver um combate de cada um dos seres para se manter na existência. Entretanto, tal manutenção se manifesta impossível, uma vez que a permanência do mesmo implicaria a destruição do Universo. Enfim, a harmonia não aparente conecta todo o existente, ocultando-se em Natureza.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Polen

Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves é mestre em Filosofia e monge Endoteófilo. Dedica-se à meditação, à oração e ao desenvolvimento espiritual, auxiliando quem deseje com ele compartilhar essa busca, tendo em vista a construção de justiça e dignidade para os seres humanos. Conhecido por seu caráter contestador, procura exercer papel crítico das crenças e valores apregoados por sociedades e religiões, que frequentemente direcionam pensar e agir dos seres humanos, sem proporcionar-lhes condições apropriadas para o exercício de efetiva liberdade.