Iniciação à Hermenêutica

das ações aos sentidos

Por Celso R. Braida

Epistemologia, Metodologia, Filosofia / Religião, Hermenêutica, Filosofia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 847 vezes desde 17/05/2021

Este livro foi escrito para servir de introdução aos estudos hermenêuticos para um público amplo. A ideia diretriz foi a de apresentar os conceitos e teorias que estruturam o paradigma do pensamento hermenêutico a partir de experiências cotidianas e comuns. Nessa estratégia vai embutida a tese de que os termos teóricos são abstrações por sobre práticas e experiências concretas de indivíduos e comunidades. No caso dos termos hermenêuticos básicos, como “sentido”, “expressão”, “significação”, “interpretação” e “compreensão” isso é tanto evidente quanto problemático, pois torna-se difícil apreender os conceitos teóricos que essas palavras designam em cada teoria hermenêutica sem confundi-los com as noções não teóricas a elas associadas no seu emprego cotidiano e vivo da língua. Para eliminar esta ambiguidade, em cada lição, recorreu-se a um conjunto de ações básicas a partir da quais o sentido das palavras torna-se claro. Pois, o sentido e o significado enraízam-se nas práticas e ações de uma comunidade de interagentes ativos e interativos.

ISBN 978-65-002-3143-4
Edição 1 (2021)

Celso R. Braida

Natural de Santa Maria (RS), formado em filosofia, professor universitário, ensaísta e tradutor, reside em Florianópolis.